Home
Fale Conosco
Dúvidas Frequentes
Orientações
FNDE
Boletins CGEB com informações sobre PNLD

PNLD - 2014 >

PNLD 2014 – Dúvidas Frequentes Escolas:

  1. O que fazer quando a carta senha foi extraviada?

Primeiro deve-se fazer o rastreamento no site dos Correios – www.correios.com.br.
Para isso, a escola deve obter o nº da correspondência Sedex, que está disponível no site do FNDE. O procedimento é o seguinte:
- Acessar www.fnde.gov.br e, na 1ª tela, clicar no link “Distribuição de Livros - PNLD/PNBE” e, ao aparecer a próxima tela, preencha apenas 4 campos, os que têm asterisco vermelho:
* - Ano Programa: 2015
* - Programa: PNLD
* - UF: SP  
* - Município: selecione o seu município e “Confirme”.
Aparecerão todas as escolas de seu município. Escolha sua escola e clique à direita, no símbolo de “visualizar”. Em seguida, na tarja azul, campo “Encomendas”, anote o nº da ENCOMENDA da sua carta (Ex: FE272927903SI) e rastreie no site dos Correios (www.correios.com.br). Atenção: No referido campo “Encomendas”, encontram-se as datas de postagem e de entrega da carta na escola. Se os campos estiverem em branco, avise a Diretoria de Ensino mais próxima à escola, que comunicará à CGEB/SEE São Paulo. Se estiver preenchido, a carta está dentro da escola e só resta procurar, pesquisando quem estava na secretaria ou portaria da escola nesse dia, realizando um mutirão de busca, um esforço tarefa junto aos envolvidos: coordenador(es), professores, e outros. Ou, vá ao correio do bairro da escola ou da cidade, para verificar se a encomenda voltou 3 vezes e boa sorte!

2. O que a Escola precisa fazer quanto ao Termo de Adesão ao PNLD?
NADA. A Escola não precisa fazer nada.
POR QUÊ?
- Se a Escola é Estadual, o Termo de Adesão já foi assinado pelo Secretário de Estado da Educação, em nome de todas as escolas estaduais de São Paulo, inclusive ETCs;

3. Quais escolas podem participar da escolha de livros didáticos para o ano letivo de 2015?
Apenas as escolas que oferecem Ensino Médio.
 A escolha que esse tipo de escola fizer, valerá pelos próximos 3 anos: 2015, 2016 e 2017.
 

4. Período de escolha e digitação dos livros do PNLD 2015:
   De 22 de agosto a 1º de setembro de 2014.

5. Como realizar o Registro da Escolha:
O registro da escolha do PNLD 2015 para o Ensino Médio só poderá ser feita pela Internet.
O caminho para digitar a indicação dos professores é o seguinte:
Site www.fnde.gov.br. > link “Escolha do PNLD 2015”.
Em seguida, coloque a Senha e Login, que estão na Carta amarela enviada pelo FNDE.
Cuidado com o login e senha da escola. São de uso exclusivo da escola e de total responsabilidade da Unidade Escolar. O uso indevido prevê penalidades de acordo com a Norma de Conduta dos Programas do Livro – Portaria n° 7 de 05/04/2007.
6. Guias de Livros Didáticos PNLD 2015 para o Ensino Médio:
São 12 volumes: Apresentação, Português, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia, Filosofia, Sociologia, Arte e Língua Estrangeira Moderna (Inglês e Espanhol).
Essas publicações foram elaboradas pelo MEC/FNDE, que realizará a distribuição diretamente às escolas. Não há estoque dessas publicações, nem no MEC, nem nesta Secretaria, em São Paulo. Caso não tenha recebido, acesse o portal do FNDE, www.fnde.gov.bre, na 1ª tela clique em “PNLD Escolha 2015”, para consulta on line. O Guia também está disponível em www.educacao.sp.gov.br> Programa Nacional do Livro Didático 2015 > Orientações.

7. Responsável pelo registro da Escolha, no site:
Antes de chegar à tela de Escolha dos livros, o site apresentará um Cadastro para ser preenchido. Trata-se da “Identificação do Responsável” pela escolha.
Preencha o campo CPF e clique em “Buscar”.
Na tela seguinte, escreva o Nome, RG, CPF, Data de nascimento, telefone, e-mail, Cargo e Matrícula do Responsável pela digitação da escolha.
O que é Matrícula? A Matrícula corresponde ao nº do registro funcional presente no holerite (RSPV no caso de funcionário da rede estadual).

8. Termo de Acordo com os compromissos da Escola
Antes de finalizar a “Identificação do Responsável”, é necessário ler o ”Compromisso da escola” e selecionar a opção “Estou ciente e de acordo com os compromissos da entidade”. Em seguida, ao “”Avançar”, o sistema mostrará uma tela com os dados do responsável já preenchido (alterar se necessário) e o Código de Segurança. Para os demais acessos, o Sistema solicitará apenas o CPF do responsável e esse Código de Segurança.

9. Não quero nenhum livro didático do PNLD 2015. O que fazer?
Caso a escola não precise dos livros didáticos do PNLD 2015, deve entrar no site do FNDE, www.fnde.gov.br >> PNLD Escolha 2015 >> colocar  a senha e o login recebidos na Carta Amarela e:
- preencher as telas até gerar o Código de Segurança;
- na tela de “Escolha”, não assinalar nada, apenas clique em “Gravar”. Nesse caso, a escola estará gravando uma tela sem títulos escolhidos, ou seja, em branco e assim, não receberá nenhum livro.

10. Caso os professores de alguma disciplina não queiram receber livros didáticos de seu componente curricular, o que fazer?
Na hora da escolha daquela disciplina, clicar em 1ª opção e optar por “NÃO DESEJO LIVROS PARA ESTE COMPONENTE”. Repetir esse procedimento na 2ª opção.

11. Tela de Escolha:
Clique na 1ª opção de um determinado componente curricular e automaticamente será apresentada uma relação com todos os títulos disponíveis para a escolha. Indique o título selecionado pelos professores em 1ª opção e em seguida, faça a 2ª opção. Para isso, clique na 2ª opção e veja  a relação de livros.  O sistema se encarregará de excluir da 2ª opção, automaticamente, o título escolhido em 1ª opção e os demais títulos da mesma editora escolhida na 1ª opção, para evitar que a escola fique sem livros caso ocorra algum problema com essa Editora, no momento da negociação efetuada pelo FNDE.

12. Escolha é por Coleção, para todas as disciplinas do Ensino Médio ?
Não, há disciplinas por Coleção e disciplinas com volume único.
“COLEÇÃO” é um conjunto de livros (um para cada ano) do mesmo(s) autor(es) e editora. As disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Biologia, Física, Química, Inglês e Espanhol, terão 3 livros por Coleção, destinados ao 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.
As disciplinas de Arte, Sociologia e Filosofia serão volume único para os 3 anos do Ensino Médio.

13. Devo escolher a mesma Editora para todas as disciplinas? 
Não.
Verifiquem os conteúdos de todas as obras para decidirem os que melhor atenderão ao Currículo Estadual e ao Projeto Pedagógico da Escola.

14. Como fazer escolha da Coleção quando a escola só tem o 1º ano do Ensino Médio, por exemplo?
Indique a Coleção desejada para a 1ª e 2ª opção, das disciplinas do 1º ano. O FNDE/MEC enviará os livros apenas para os alunos do 1º ano, conforme quantitativo indicado no Censo Escolar de 2013.

15. N° de livros por escola:
Não existe um campo para indicação de n° de livros. Esse n° é calculado pelo FNDE/MEC, com base no número de alunos indicados no Censo Escolar de 2013.

16. Uma escola não quer livros de Geografia, por exemplo, como proceder?
Indique os títulos das demais disciplinas e na 1ª e 2ª opção do componente curricular Geografia, clique em “Não desejo receber livros deste componente”.

17. Impressão do pedido final:
É importante que os professores da escola verifiquem a digitação realizada.
O responsável pela digitação deve imprimir a digitação realizada e mostrar aos professores para a anuência final, para poder alterar o que for necessário.
A escolha poderá ser alterada a qualquer momento, durante o período de escolha, e prevalecerá sempre o último registro efetuado.

18. Caso a Escola não entre no site e não tenha optado por não receber livros, será enviado o livro mais escolhido no Estado ou no Município.

19. As escolas de Ensino Fundamental de 1º ao 9° ano não farão a escolha: Receberão automaticamente os livros consumíveis e complementação dos escolhidos no ano passado (6º ao 9º ano) e retrasado (1º ao 5º ano), para o ano letivo de 2015, conforme n° de alunos e % de reposição.

20. Contato da escola é com a DE:
Todas as dúvidas surgidas durante o processo de escolha, devem ser resolvidas na Diretoria de Ensino Estadual (DE) mais próxima.

21. DE acompanha o processo de escolha
A DE orientará suas escolas e acompanhará todo o processo de escolha dos livros por meio  do site www.fnde.gov.br link “PNLD Escolha 2015" >> "Monitoramento da Escolha”. A senha e login da DE é a mesma do ano passado e qualquer dúvida, o responsável pelo PNLD da DE deve entrar em contato com Aidê ou Ítalo, na CGEB.

22. Não deixe para fazer a escolha nos últimos dias, quando haverá, com certeza, sobrecarga no Sistema.

23. Textos e Gravação dos Técnicos da CGEB sobre a Escolha dos Livros para o Ensino Médio, do PNLD 2015:
Acesse o site da SEE/SE www.educacao.sp.gov.br, >> Programa Nacional do Livro Didático 2015 > Orientações.
A Videoconferência da CGEB com as orientações sobre a escolha será disponibilizada em link fechado, por motivos eleitorais.

24. Devo escolher livros didáticos da Disciplina de Espanhol?
Escolher apenas se a Escola oferecer a disciplina de Espanhol.
As Escolas Vinculadoras de CEL - Centro de Línguas - devem fazer escolha da disciplina de Espanhol.
Escolas que não oferecem Espanhol, escolham a opção "Não desejo livros para este componente".

25. Escola que recebeu carta senha, amarela, e não terá Ensino Médio em 2015 - o que fazer?
Escolas que ofereciam Ensino Médio em 2013 e não oferecerão em 2015, devem conversar na Diretoria de Ensino de sua jurisdição, junto ao Núcleo Pedagógico e responsável pelo PNLD, para resolverem pela escolha ou não dos livros.
A Diretoria de Ensino poderá fazer um levantamento para verifica a provável transferência dos alunos para as escolas do entorno e, solicitar a participação dos Professores Coordenadores de Ensino Médio e seus respectivos professores e assim que chegarem os livros, realizar o remanejamento.