CENP
Diretorias
Escolas
FDE
Editoras
Qualidade

PNLD/SP-2006 > Dúvidas Freqüentes

 



Dúvidas Freqüentes

Escolas:

•  Período para escolha e digitação dos livros do PNLD São Paulo 2006: 17 de agosto a 08 de setembro de 2005.

2- Perda ou troca de Senhas

Entre em contato com a Diretoria de Ensino Estadual de sua jurisdição e solicite o desbloqueio da mesma.

3- Escolas que não receberam os Guias de Livros Didáticos: PNLD 2005 – 5ª a 8ª série e PNLD 2004 – 1ª a 4ª série – volumes 1, 2, 3 e 4”

Essas publicações são do MEC/FNDE, que realizou a distribuição diretamente às escolas de ciclo I, no 1º trimestre de 2003 e às de ciclo II, no 1º trimestre de 2004.

Não há estoque dessas publicações, nem no MEC, nem nesta Secretaria.

Acesse o site do MEC/FNDE – www.fnde.gov.br link “Guias de Livros Didáticos – PNLD 2004” e/ou “Guias de Livros Didáticos – PNLD 2005, respectivamente para os guias de ciclo I e II. Realize consultas on line ou imprima o necessário.

4- Listagem de livros para escolha, no site

Acessar, na 1ª tela do PNLD São Paulo 2006 os campos “Livros Didáticos” e “Livros de Ficção e Não-ficção” para consultar, respectivamente os livros didáticos e os de ficção e não-ficção. Você encontrará uma resenha de cada obra, além da imagem das capas, etc...

Também no Botão “Escolas” há opções próprias para consultas: “Consultar livros didáticos”, “Consultar Módulos”.

5- Escolha por Coleção: 1ª a 4ª e 5ª a 8ª séries

“COLEÇÃO” é o conjunto de 4 livros de um mesmo autor, sendo um para cada série do ciclo, ou seja, os livros de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª série de um determinado autor, se constituem numa COLEÇÃO de livros daquele autor.

Da mesma forma uma “COLEÇÃO” de livros de 5ª a 8ª série são os 4 livros das 4 séries do ciclo II, ou seja, são os livros que um autor escreveu para a 5ª, 6ª, 7ª e 8ª série.

6- Ano de Complementação dos livros já existentes na escola

Fazer 2 escolhas apenas quando não tiver escolhido a disciplina no(s) ano(s) anterior(es).

7- Digitação de Livro Didático - ciclo I

Em 2004 as escolas realizaram pedidos para todas as disciplinas (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências) e, em 2005 e 2006 será feita apenas uma complementação.

Dessa forma, o título escolhido e enviado para as escolas de Ciclo I já aparecerá na tela para colocação apenas das quantidades, em cada série. Preencher esses campos, apenas quando necessitar de mais livros didáticos.

Haverá escolha em 2 opções apenas para as disciplinas que não foram escolhidas no ano passado e retrasado.

8- Digitação de Livro Didático - ciclo II

Em 2005 as escolas realizaram pedidos para todas as disciplinas (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências) e, em 2006 e 2007 será feita apenas uma complementação.

Dessa forma, o título escolhido e enviado para as escolas de Ciclo II já aparecerá na tela para colocação apenas das quantidades, em cada série. Preencher esses campos, apenas quando necessitar de mais livros didáticos.

Haverá escolha em 2 opções apenas para as disciplinas que não foram escolhidas no ano passado.

9- Processo de escolha no Estado

Não é obrigatório escolher a totalidade dos livros didáticos ou de ficção e não-ficção. A escola deve selecionar os livros, por série e disciplina, da forma que considerar adequada, levando em consideração os livros já existentes na escola e em condições de uso. Assim sendo, não é obrigatório escolher títulos novos para todos os alunos e/ou disciplinas.

A base de cálculo para determinar o número de livros para o ciclo I e II correspondeu ao número de alunos matriculados e declarados no Censo Escolar pela escola.

10- Módulos de livros de ficção e não ficção

Módulo é um conjunto de livros de literatura, informativos e de referência. A estrutura dos módulos está no texto “Orientações às escolas para escolha de livros e digitação do PNLD São Paulo 2006”, disponível no Botão “Escolas”.

11- Pedido de Módulo - Ciclo I e/ou Ciclo II

O máximo de módulos a que cada escola de ciclo I e II tem direito, corresponde a 20% do total de livros disponíveis para escolha. O próprio site indicará o limite permitido. Todas as escolas têm direito a escolher 01 módulo, mesmo as que possuem menos de 200 livros para escolha, cujos 20% não atingem 40 livros.

12- Cartilha

Não haverá escolha de livros didáticos de alfabetização, uma vez que a escolha é por Coleção (1ª a 4ª série).

13- Alteração do fechamento dos pedidos

Durante o período de escolha e digitação, se o pedido foi fechado e precisa ser alterado, entre em contato com a Diretoria de Ensino Estadual de sua jurisdição e solicite o desbloqueio do fechamento de seu pedido.

14- Escola Municipal que adota apostila ou livros didáticos comprados pela Prefeitura Municipal

Escolher módulos até o limite apresentado na planilha de escolha (20%).

14.1 – Escola Municipal que está adotando gradativamente o sistema apostilado

Escolher módulos até o limite apresentado na planilha de escolha (20%).

Escolher livros didáticos apenas para as séries que ainda não adotam o material comprado pela Prefeitura. A quantidade de livros deve ser calculada levando-se em consideração apenas os alunos das séries sem apostilas. Não escolher o quantitativo destinado aos alunos que já utilizam outro tipo de material. Caso isso aconteça, as escolas que escolherem livros do PNLD para séries com apostilas terão que devolvê-los, imediatamente ao recebimento, à DE.

15- Mostrar Pedido

É importante que antes da finalização, a escola verifique a digitação realizada, através da opção "Mostrar Pedido". Se estiver tudo correto, imprimir o pedido para verificação futura e, em seguida, acessar a opção "Conclusão do Pedido", para o fechamento da planilha de escolha.

16- Contato da escola é com a DE

Todas as dúvidas surgidas durante o processo de escolha, devem ser resolvidas na sua Diretoria de Ensino Estadual (DE). No caso das escolas municipais, o contato é com a Secretaria Municipal de Educação, que recorrerá à DE sempre que necessário.

A escola, seja estadual ou municipal, não deve ligar, nesta fase de escolha de livros, para Brasília no 0800...... pois o problema retornará para a CENP/SP ou para as DEs.

Editores:

Protocolo de entrega dos livros:

  • Os livros entregues precisam estar acompanhados do Protocolo, disponível no botão EDITORAS, opção - EMITIR PROTOCOLO PARA ENTREGA DOS LIVROS; verifique se todos os livros cadastrados estão presentes nesse protocolo, caso contrário, cadastre-o novamente e, só depois dessa operação, apresente-os no Centro de Referência em Educação – CRE Mario Covas, conforme item 3 do Comunicado.

Livros Didáticos: o que entregar?

  • Livros didáticos: entregar a Coleção completa, com os exemplares do Professor e do Aluno, para cada série e ciclo.

Livros didáticos constantes nos GUIAS do MEC:

  • Na ficha de “Atualização de Dados de Livros Didáticos e Manuais” preencha corretamente o ano de publicação, conforme consta na ficha catalográfica de cada livro constante nas publicações do MEC/FNDE – “Guia de Livros Didáticos PNLD 2004 – 1ª a 4ª série – volumes 1, 2, 3, e “Guia de Livros Didáticos PNLD 2005 – 5ª a 8ª série.

Quanto a senha

Utilize a mesma senha do ano passado. Qualquer dúvida, coloque sua mensagem no "Fale Conosco", juntamente com os seguintes dados: nome comercial, nome fantasia, CNPJ (só números), e-mail (setor de informática) e telefone;

Quanto a obra

ISBN já Existente:

  • Livros de ficção e não ficção cadastrados em PNLDs anteriores não devem ser apresentados novamente. A mensagem de ISBN já existente significa que a ficha de cadastro do livro já consta em nosso banco de dados.

Dimensões dos campos:

  • Premiações e Curiosidades sobre a obra - máximo 5 linhas;
  • Informações sobre o autor - máximo 5 linhas;
  • Resumo sobre a obra - máximo de 25 linhas