Home
Fale Conosco
Dúvidas Frequentes
Orientações
FNDE
Boletins CGEB com informações sobre PNLD

PNLD - 2018 > Dúvidas Frequentes



DÚVIDAS FREQUENTES - PNLD 2018 - ENSINO MÉDIO


O que fazer para ter acesso ao conteúdo de um livro?
Neste ano, o PNLD tem uma novidade: o acesso à íntegra do Manual do Professor de todas as coleções aprovadas para o PNLD 2018.
Para acessar o conteúdo completo dos Manuais do Professor das obras aprovadas, o professor deverá inserir a chave de acesso, única e exclusiva para cada escola.
Apenas o(a) diretor(a) da escola terá acesso ao código para visualização das obras e deverá repassá-lo para os professores de Ensino Médio da escola. Cada diretor(a) receberá um código diferente gerado automaticamente pelo sistema. O código será visualizado no Sistema PDDE interativo (com o CPF do diretor e senha), na aba Livro >> Escolha de Livros >> Termos e Condições.
De posse desse código, o professor deve acessar o Guia de Livros Didáticos PNLD 2018, em http://www.fnde.gov.br/pnld-2018/index.html, ler a Apresentação e clicar em sua disciplina para visualizar o conteúdo de cada coleção/obra aprovada.

O que a Escola precisa fazer quanto ao Termo de Adesão ao PNLD?
NADA. A Escola não precisa fazer nada.
POR QUÊ? Se a Escola é Estadual, o Termo de Adesão já foi assinado pelo Secretário de Estado da Educação, em nome de todas as escolas estaduais de São Paulo, inclusive ETCs.

Quais escolas podem participar da escolha de livros didáticos para o ano letivo de 2018?
Apenas as escolas que oferecem o Ensino Médio.
Ou seja:
- Escolas com alunos na 1ª à 3ª série do Ensino Médio, que constam do Censo Escolar de 2016 e prévia do Censo de 2017; e
- Escolas NOVAS com alunos no Ensino Médio, criadas em 2017 e cadastradas no Censo Escolar até 11/08/2017.
A escolha que a escola fizer, valerá pelos próximos 3 anos: 2018, 2019 e 2020.

Quantos livros do PNLD 2018 o aluno vai receber?
Cada aluno receberá 12 livros didáticos, de 12 disciplinas diferentes. São elas:
- Arte;
- Biologia;
- Filosofia;
- Física;
- Geografia;
- História;
- Língua Estrangeira Moderna – Inglês;
- Língua Estrangeira Moderna – Espanhol;
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Química; e
- Sociologia.

Período de escolha e digitação dos livros do PNLD 2018:
De 28 de agosto a 06 de setembro de 2017.

Como realizar o Registro da Escolha:
O registro da escolha do PNLD 2018 para o Ensino Médio só poderá ser feita pela Internet.
O caminho para digitar a indicação dos professores é o seguinte:
Site http://pddeinterativo.mec.gov.br >> Acesso ao Sistema >> CPF do Diretor >> Senha do Diretor >> Entrar.
Em seguida, clicar na aba “Livro” >> Escolha de Livros.
Cuidado com a senha da escola. É de uso exclusivo da escola e de total responsabilidade do Diretor. O uso indevido prevê penalidades de acordo com a Norma de Conduta dos Programas do Livro – Portaria n° 7 de 05/04/2007.

Como fazer para ter acesso ao Sistema de Escolha?
Os diretores de escolas que ainda não têm acesso ao sistema de escolha, receberam o Informe nº 33, do FNDE/MEC.
Por essa razão, devem entrar em contato com a Diretoria de Ensino mais próxima e solicitar o acesso do(a) diretor(a) da escola ao PDDE Interativo. Essa regularização garante o acesso da escola à aba “Livro”, para a indicação dos livros didáticos escolhidos pelos professores.
O primeiro acesso ao sistema PDDE Interativo é feito com uma senha padrão, fornecida pela equipe responsável pelos Programas MEC da Diretoria de Ensino. Essa senha deve ser alterada imediatamente, para evitar fraudes.

Guias de Livros Didáticos PNLD 2018 para o Ensino Médio
Está apresentado em duas versões, a saber:
1 - versão digital com as resenhas de cada coleção, em cadernos por disciplina:
• Apresentação
• Arte
• Biologia
• Espanhol
• Filosofia
• Física
• Geografia
• História
• Inglês
• Língua Portuguesa
• Matemática
• Química
• Sociologia
2- versão do Guia Digital do PNLD 2018 Online:
Contém o acesso ao conteúdo completo de cada Manual do Professor, por meio de “chave de acesso” fornecida pelo Diretor da escola.
• Guia Online
Atenção: a equipe pedagógica e os professores de cada escola devem se reunir por disciplina e área, para a escolha das melhores opções para seus alunos.
As decisões da reunião devem ser registradas na ATA DA ESCOLHA – ver modelo em www.fnde.gov.br > Programas > Programas do Livro > Livro Didático > Escolha PNLD 2018 > Ata da Escolha.

Responsável pelo registro da Escolha, no site: O acesso ao PDDE Interativo e todas as gravações realizadas estarão diretamente vinculadas ao CPF do diretor. Para impedir fraudes ou alterações indevidas no registro, é importante que somente ele(a) tenha acesso à senha. Atenção: O sigilo da senha continua sendo imprescindível! Caso a senha da escola não seja segura, é necessário realizar sua atualização, no próprio site do PDDE Interativo, em Usuários > Alterar Senha.

Termo de Acordo com os compromissos da Escola:
É necessário ler o ”Compromisso da escola” e clicar em “Aceitar”.

Não quero nenhum livro didático do PNLD 2018. O que fazer?
Caso a escola não necessite dos livros didáticos do PNLD 2018, deve entrar no sistema do PDDE Interativo e na tela de “Escolha”, não assinalar nada, apenas deve clicar em “Gravar”. Nesse caso, a escola estará gravando uma tela sem títulos escolhidos, ou seja, em branco e assim, não receberá nenhum livro.

Caso os professores de alguma disciplina não queiram receber livros didáticos de seu componente curricular, o que fazer?
Na hora da escolha daquela disciplina, clicar em “1ª opção” e optar por “NÃO DESEJO LIVROS PARA ESTE COMPONENTE”. Repetir esse procedimento na 2ª opção.

Tela de Escolha:
Clique na 1ª opção de um determinado componente curricular e automaticamente será apresentada uma relação com todos os títulos disponíveis para a escolha. Indique o título selecionado pelos professores em 1ª opção e em seguida, faça a 2ª opção. Para isso, clique na 2ª opção e veja a relação de livros. O sistema se encarregará de excluir da 2ª opção, automaticamente, o título escolhido em 1ª opção e os demais títulos da mesma editora escolhida na 1ª opção, para evitar que a escola fique sem livros caso ocorra algum problema com essa Editora, no momento da negociação efetuada pelo FNDE.

Devo escolher a mesma Editora para todas as disciplinas?
Não. Verifiquem os conteúdos de todas as obras para decidirem os que melhor atenderão ao Currículo Estadual e ao Projeto Político Pedagógico da Escola.

Como fazer escolha da Coleção quando a escola só tem a 1ª série do Ensino Médio, por exemplo?
Na tela “Série/Ano”, clique apenas em “Ensino Médio – 1º ano”. Em seguida, clique em “Salvar” e depois em “Continuar”.
Observação: informe apenas os anos que sua escola atenderá em 2018, apenas para ensino médio, regular. O FNDE continuará utilizando os dados do censo escolar para encaminhar livros didáticos as escolas. Ao salvar as informações inseridas, o botão “Continuar” será ativado. Salvar as séries que sua escola atenderá em 2018 é obrigatório.
Atenção: A escola que oferecer os 3 anos do Ensino Médio deve clicar em “Marcar todos” e só depois em clicar em Salvar e Continuar. Se marcar apenas uma série, receberá apenas aquela série.

N° de livros por escola:
Não existe um campo para indicação de n° de livros necessários para sua escola. Esse n° é calculado pelo FNDE/MEC, com base na quantidade de alunos indicados no Censo Escolar de 2016.

Uma escola não quer livros de Geografia, por exemplo, como proceder?
Indique os títulos das demais disciplinas e na 1ª e 2ª opção do componente curricular Geografia, clique em “Não desejo receber livros deste componente”.

Impressão do pedido final:
É importante que os professores da escola verifiquem a digitação realizada.
O responsável pela digitação deve imprimir o comprovante da escolha realizada e mostrar aos professores para a anuência final, para poder alterar o que for necessário.
A escolha poderá ser alterada a qualquer momento, durante o período de escolha, e prevalecerá sempre o último registro efetuado.

Caso a Escola não entre no site e não tenha optado por não receber livros, será enviado algum livro constante do Guia PNLD 2018, de todas as disciplinas ?
Sim, nesse caso haverá entrega compulsória de livros para todos os alunos e professores e todas as disciplinas.

As escolas de Ensino Fundamental de 1º ao 9° ano não farão a escolha
Todas as escolas de Ensino Fundamental receberão automaticamente os livros consumíveis e complementação dos livros reutilizáveis, escolhidos no ano passado (6º ao 9º ano) e retrasado (1º ao 5º ano), para o ano letivo de 2018, conforme n° de alunos do Censo Escolar de 2016. A reposição é de 3%.

Contato da escola é com a DE
Todas as dúvidas surgidas durante o processo de escolha, devem ser resolvidas na Diretoria de Ensino Estadual (DE) jurisdicionada, que recorrerá à CGEB/Programa de Livros/CEFAF, se necessário.

DE acompanha o processo de escolha
As equipes de apoio dos Programas MEC e os responsáveis pelo PNLD nas DE, devem fazer o monitoramento das escolhas das escolas, acompanhando apenas a quantidade de escolas que já finalizaram, as que estão em andamento da digitação e as que ainda não iniciaram.

Não deixe para fazer a escolha nos últimos dias, quando poderá haver sobrecarga no Sistema.

Textos e Videoconferência dos Técnicos da CGEB sobre a Escolha dos Livros do PNLD 2018:
Acesse o site da SEE/SE www.educacao.sp.gov.br > Programas e Projetos > Programas de Livros > Acesse o Site > PNLD 2018 > Orientações.

Observações já relatadas, mas de suma importância:

•Caso sua escola registre em 1ª opção Não desejo receber livros deste componente, não receberá nenhum livro da respectiva composição em 2018, 2019 e 2020.
•Na 2ª opção, não aparecerão as coleções da editora escolhida na 1ª opção.
•Caso sua 2ª opção seja “Não desejo receber livros diferentes da primeira opção”, sua escola receberá, a princípio, a coleção da 1ª opção. Mas, caso não se concretize a aquisição com a editora da 1ª opção, sua escola não receberá nenhum livro desta composição em 2018, 2019 e 2020.
•À medida em que as coleções forem registradas, o sistema mostrará os códigos das coleções escolhidas.
•Se sua escola registrar escolha de obra para algum componente e deixar de marcar escolhas em outros componentes, sua escola só receberá os livros registrados, e não receberá dos demais componentes.
•Se sua escola gravar a escolha sem marcar nenhuma obra em nenhum componente, não serão encaminhados livros para a escola.
•Se sua escola não acessar o Sistema ou não gravar sua escolha serão encaminhados, compulsoriamente, um dos títulos dentre aqueles aprovados constantes no guia, para cada componente curricular.