Home
Fale Conosco
Dúvidas Frequentes
Orientações
FNDE
Boletins CGEB com informações sobre PNLD

Programa Nacional do Livro Didático
PNLD 2017


Apoio à Gestão do Livro Didático

Aqui você encontra informações para auxiliar a gestão das Diretorias de Ensino e Escolas no PNLD. São informações, dicas e formulários para que você possa atualizar seu conhecimento a respeito do Programa Nacional do Livro Didático.

% de devolução dos livros usados

A correta devolução dos livros utilizados em 2016 GARANTE o sucesso do PNLD 2017!!!!

As escolas de anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e do Ensino Médio, que ainda não recolheram os livros reutilizáveis usados pelos alunos em 2016, devem fazê-lo o quanto antes. Esses livros não recolhidos devem estar fazendo falta a algum aluno, neste ano de 2017!!!!
O controle de devolução deve ser realizado, à medida que os alunos entregam os livros à escola para reutilização de outro aluno, no ano seguinte. As escolas precisam tomar nota da quantidade de livros devolvidos por disciplina, título e série, a fim de comparar os dados obtidos com a quantidade de livros entregues aos alunos no início do ano letivo. A meta proposta pelo FNDE às escolas é que a devolução seja igual ou superior a 90% dos livros entregues. Controlar este índice é muito importante, pois permite que a Secretaria de Educação avalie quais medidas e providências serão necessárias para aproximar a realidade de suas escolas à melhor utilização dos livros e execução do PNLD. Clique aqui para ter acesso à planilha de Devolução de Livros do PNLD. Esta planilha é a somatória dos livros de toda a escola, por disciplina e ano – para preenchê-la, utilize as planilhas individuais de Controle da Entrega dos livros do PNLD, de cada classe.

Entrega dos livros didáticos em 2017

Para o ano letivo de 2017 foram distribuídos os seguintes livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, para alunos e professores:
- Distribuição integral para o Ensino Fundamental Anos Finais, 6º ao 9º ano, ou seja, para todas as disciplinas, conforme indicação dos professores ocorrida em julho/agosto de 2016;
- Distribuição integral dos livros consumíveis, para as disciplinas de Alfabetização Matemática, Letramento e Alfabetização, Língua Estrangeira – Inglês e Espanhol, Filosofia e Sociologia. Esses livros são entregues aos alunos em forma de doação, sem necessidade de devolução no final do ano letivo;
- Distribuição parcial dos livros didáticos reutilizáveis do 4º e 5º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, com reposição e complementação – validade de três anos.

É fundamental que a escola:
- Realize o controle da entrega, por meio de planilhas com o nome dos alunos e disciplinas entregues, por classe - clique aqui para ter acesso a um modelo de planilha de Controle da Entrega de Livros do PNLD, em 2017 (acrescente as colunas com o nome de cada disciplina, conforme a quantidade de componentes curriculares em cada segmento oferecido pela escola: anos iniciais, anos finais ou ensino médio);
- Arquive essas planilhas de controle da entrega, para utilização na época da devolução dos livros (final do ano letivo);
- Disponibilize todas as planilhas aos fiscais do FNDE/MEC e órgãos centrais, no monitoramento in loco;
ATENÇÃO: As planilhas de Controle de Entrega dos Livros do PNLD serão indispensáveis para a escola fazer o cálculo da % de devolução dos livros reutilizáveis utilizados durante o ano de 2017 e terá o efeito de minimizar a falta de livros para os alunos do ano letivo de 2018.

Remanejamento de Livros Didáticos

No início de 2017, o FNDE disponibilizou uma nova ferramenta para apoiar o remanejamento dos livros nas redes de ensino. Nessa época, as escolas acessaram a aba Livro no Sistema PDDE Interativo, pddeinterativo.mec.gov.br e preencheram as informações solicitadas. Dessa forma, foi configurado um diagnóstico da unidade de ensino, com o quantitativo de livros em falta ou excesso e cada rede de ensino pode ajustar as quantidades de livros em suas escolas.
O remanejamento poderá ser feito em qualquer época, principalmente entre escolas próximas, desde que haja falta ou sobra de livros didáticos do PNLD.

Reserva Técnica

A reserva técnica destina-se ao ajuste da quantidade real de alunos, às quantidades de livros disponíveis em cada escola, quando o remanejamento de livros não for suficiente. Cada escola tem à sua disposição, livros para atender até 3% da projeção de matrículas deste ano. Por isso, quando a demanda da escola for superior a 3%, ela poderá não ser atendida em sua totalidade.
Os pedidos de reserva técnica foram digitados pelas escolas no site do PDDE Interativo até o dia 07/maio/2017. O FNDE colheu os pedidos validados em São Paulo, pela CGEB/CEFAF-Programas de Livros em três datas distintas: 31/03, 17/04 e 07/05/2017. A entrega da reserva técnica é feita diretamente nas escolas, pela ECB/Correios.

Campanhas de Conservação dos Livros Didáticos

As campanhas de Conservação dos livros devem ser permanentes em todas as escolas.

Atenção:
- Promovam a conscientização dos alunos para a conservação do livro didático durante todo o ano, para que estejam em bom estado ao efetuarem a devolução dos livros reutilizáveis do PNLD no final do ano letivo, e outros alunos possam utilizá-los no ano seguinte;
- Informem aos alunos e professores, a validade dos livros reutilizáveis distribuídos em 2017, como por exemplo, os livros do PNLD do Ensino Fundamental Anos Finais, cuja validade é até o final do ano de 2019, ou seja, possuem um ciclo de vida útil de três anos.

BOM TRABALHO e qualquer dúvida, escreva no FALE CONOSCO, deste site.

Finalização da Escolha de Livros Didáticos do PNLD 2017

      A escolha dos livros didáticos do PNLD 2017 atingiu a marca de 96,89% das escolas estaduais paulistas dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), que finalizaram o pedido das coleções de livros a serem utilizadas por seus professores e alunos durante o triênio 2017 a 2019.
   Superamos, de longe, a média nacional que foi de 86,97% finalizações.
      Por isso, queremos agradecer o admirável empenho das equipes responsáveis pelo PNLD nas Diretorias de Ensino e suas escolas, que se esforçaram para o êxito dessa tarefa, que não fácil neste ano, em função da mudança para a plataforma do PDDE Interativo, que desvendamos juntos, no processo.

PARABÉNS A TODOS!!!

CGEB/DEGEB-CEFAF-PROGRAMA DE LIVROS


Escolha de Livros Didáticos do PNLD 2017

      Já começou o período de escolha e digitação dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2017 para atendimento a alunos e professores dos Anos Finais Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)! Será de 28 de junho a 12 de agosto de 2016. Neste ano, o sistema para o registro das opções de livros didáticos de cada escola ficará aberto por um longo prazo, até 12 de agosto. Por isso, não há pressa. A escolha poderá ser realizada no início do mês de agosto, quando teremos mais informações técnicas, operacionais e pedagógicas.
      Os professores devem analisar o "Guia de Livros Didáticos PNLD 2017 - Anos Finais do Ensino Fundamental " para escolherem as coleções a serem utilizadas no triênio 2017 a 2019. A versão digital do Guia, bem como o "Passo a passo da Escolha", "Compromissos da Escola", "Ata da Escolha", "Normas de Conduta" e demais orientações estão disponíveis no Portal do FNDE.
    Solicitamos que os diretores e professores não se decidam sobre a escolha sem consultar o citado Guia, para terem conhecimento de todas as coleções aprovadas pelo MEC.
   A escolha será registrada no Sistema PDDE Interativo, em pdeinterativo.mec.gov.br. Caso a escola ainda não tenha acesso ao sistema, deverá entrar em contato com a equipe da Diretoria de Ensino - DE, responsável pelos Programas MEC, para solicitá-lo.
      Divulgaremos neste mesmo local, todas as informações auxiliares ao processo de escolha. Para tirar dúvidas pontuais, acesse o campo “Fale Conosco” e prontamente responderemos sua mensagem. As escolas podem também contatar os responsáveis pelo PNLD nas Diretorias de Ensino, que recorrerão ao Programa de Livros/CGEB sempre que houver necessidade.

CGEB/DEGEB-CEFAF-PROGRAMA DE LIVROS


Aos Dirigentes de Ensino, Equipes Responsáveis pelos Programas
de Livros nas Diretorias de Ensino e Escolas Públicas Estaduais:

• A escolha dos livros didáticos do PNLD 2017 destinados aos alunos e professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental será realizada no mês de junho de 2016;

• Os livros a serem escolhidos, serão utilizados no triênio 2017 a 2019;

• As opções de escolha das escolas será digitalizada no Sistema PDDE-Interativo: http://pdeinterativo.mec.gov.br

• As escolas que oferecem os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) que ainda não têm acesso ao Sistema PDDE-Interativo, deverão fazê-lo o quanto antes e para isso, em breve daremos maiores informações;

• Não haverá mais necessidade do uso de senha via carta amarela, nem de escolha pelo simad, siscort ou outro tipo de acesso anteriormente utilizado;

• A videoconferência com Orientações para a escolha do PNLD 2017, ensino regular, está prevista para início de junho/2016;

• Informações e vídeos da equipe CGEB ficarão disponíveis neste site, campo “Orientações”;

• Informações do FNDE/MEC estarão disponíveis no portal do FNDE - www.fnde.gov.br e no campo “Orientações” deste site;

• Não haverá escolha para Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano e Ensino Médio;

• Enviem mensagem no “Fale Conosco” deste site, sempre que tiverem dúvidas;

• Os livros do PNLD 2013 e anteriores, com mais de 3 anos de uso, podem ser descartados conforme Resolução SE nº 83/2013 de 17-12-2013, que dispõe sobre o desfazimento de materiais didáticos e/ou de apoio considerados irrecuperáveis, desatualizados ou inservíveis, no âmbito da Secretaria da Educação e dá outras providências. Em caso de dúvidas, entrar em contato com o GTMEX, pelo e-mail gtmex@edunet.sp.gov.br