Home
Fale Conosco
Dúvidas Frequentes
Orientações
FNDE
Boletins CGEB com informações sobre PNLD

PNLD - 2016 > Dúvidas Frequentes

PNLD 2016 - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS


  • 1. O que fazer quando a carta senha foi extraviada?

Neste ano, o FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação não disponibilizou o nº da ENCOMENDA em seu portal, link “Distribuição de Livros”.
Assim sendo, a escola deve escrever no "FALE CONOSCO" deste site para esta Secretaria solicitar à Centralizadora dos Correios, o paradeiro da carta senha.
Até agora, a ECT Correios nos atendeu prontamente e conseguimos localizar as cartas perdidas. Informamos que a maioria das cartas tinha sido entregue e estava dentro da própria escola.

  • 2. O que a Escola precisa fazer quanto ao Termo de Adesão ao PNLD?

NADA. A Escola não precisa fazer nada.

POR QUÊ? Se a Escola é Estadual, o Termo de Adesão já foi assinado pelo Secretário de Estado da Educação, em nome de todas as escolas estaduais de São Paulo.

  • 3. Quais escolas podem participar da escolha de livros didáticos para o ano letivo de 2016?

Apenas as escolas que oferecem os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
A escolha que esse tipo de escola fizer, valerá pelos próximos 3 anos: 2016, 2017 e 2018.

  • 4. Período de escolha e digitação dos livros do PNLD 2016:

De 28 de agosto a 08 de setembro de 2015.

  • 5. Como realizar o Registro da Escolha:

O registro da escolha do PNLD 2016 para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental só poderá ser feita pela Internet.
O caminho para digitar a indicação dos professores é o seguinte:
Site www.fnde.gov.br  >  link “Escolha do PNLD 2016”.
Em seguida, coloque a Senha e Login, que estão na Carta amarela enviada pelo FNDE.
Cuidado com o login e senha da escola. São de uso exclusivo da escola e de total responsabilidade da Unidade Escolar. O uso indevido prevê penalidades de acordo com a Norma de Conduta dos Programas do Livro – Portaria n° 7 de 05/04/2007.

  • 6. Guias de Livros Didáticos PNLD 2016 para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental:

O Guia contém 08 volumes: Apresentação, Alfabetização e Letramento e Língua Portuguesa, Alfabetização Matemática e Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte e Ciências Humanas e da Natureza e Livros Regionais.
Essas publicações foram elaboradas pelo MEC/FNDE e estão disponíveis para consulta on line no portal do FNDE, www.fnde.gov.br ou em www.educacao.sp.gov.br > Programas e Projetos > Programas de Livros > Acesse o Site > PNLD 2016 > Orientações.

  • 7. Responsável pelo registro da Escolha, no site:

Antes de chegar à tela de Escolha dos livros, o site apresentará um Cadastro para ser preenchido. Trata-se da “Identificação do Responsável” pela escolha.
Preencha o campo CPF e clique em “Buscar”.
Na tela seguinte, escreva o Nome, RG, CPF, Data de nascimento, telefone, e-mail, Cargo e Matrícula do Responsável pela digitação da escolha.

O que é Matrícula? A Matrícula corresponde ao nº do registro funcional presente no holerite (RSPV no caso de funcionário da rede estadual).

As informações digitadas nos campos “Nome Completo”, “CPF” e “Data Nascimento” serão validadas conforme o banco de dados da Receita Federal. Por isso, caso o sistema apresente alguma mensagem de erro relativa à validação dos dados do responsável, verifique se os dados digitados correspondem àqueles cadastrados junto à Receita Federal.

Confirme os dados de identificação do usuário que você digitou. Caso esteja tudo correto, clique em “Confirmar”. Se precisar de alguma alteração, clique em “Alterar” e corrija os dados.

  • 8. Termo de Acordo com os compromissos da Escola:

Antes de finalizar a “Identificação do Responsável”, é necessário ler o ”Compromisso da escola” e selecionar a opção “Estou ciente e de acordo com os compromissos da entidade”. Em seguida, ao “”Avançar”, o sistema mostrará uma tela com os dados do responsável já preenchido (alterar se necessário) e o Código de Segurança. Para os demais acessos, o Sistema solicitará apenas o CPF do responsável e esse Código de Segurança.

  • 9. Não quero nenhum livro didático do PNLD 2016. O que fazer?

Caso a escola não precise dos livros didáticos do PNLD 2016, deve entrar no site do FNDE, www.fnde.gov.br  >  PNLD Escolha 2016  >  colocar a senha e o login recebidos na Carta Amarela e:

- preencher as telas até gerar o Código de Segurança;

- na tela de “Escolha”, não assinalar nada, apenas clique em “Gravar”. Nesse caso, a escola estará gravando uma tela sem títulos escolhidos, ou seja, em branco e assim, não receberá nenhum livro.

  • 10. Caso os professores de alguma disciplina não queiram receber livros didáticos de seu componente curricular, o que fazer?

Na hora da escolha daquela disciplina, clicar em 1ª opção e optar por “NÃO DESEJO LIVROS PARA ESTE COMPONENTE”. Repetir esse procedimento na 2ª opção.

  • 11. Tela de Escolha:

Clique na 1ª opção de um determinado componente curricular e automaticamente será apresentada uma relação com todos os títulos disponíveis para a escolha. Indique o título selecionado pelos professores em 1ª opção e em seguida, faça a 2ª opção. Para isso, clique na 2ª opção e veja a relação de livros. O sistema se encarregará de excluir da 2ª opção, automaticamente, o título escolhido em 1ª opção e os demais títulos da mesma editora escolhida na 1ª opção, para evitar que a escola fique sem livros caso ocorra algum problema com essa Editora, no momento da negociação efetuada pelo FNDE.

  • 12. Devo escolher a mesma Editora para todas as disciplinas?

Não. Verifiquem os conteúdos de todas as obras para decidirem os que melhor atenderão ao Currículo Estadual e ao Projeto Político Pedagógico da Escola.

  • 13. Como fazer escolha da Coleção quando a escola só tem o 1º ano do Ensino Fundamental, por exemplo?

Indique a Coleção desejada para a 1ª e 2ª opção, das disciplinas do 1º ano. O FNDE/MEC enviará os livros apenas para os alunos do 1º ano, conforme quantitativo indicado no Censo Escolar de 2014.

  • 14. N° de livros por escola:

Não existe um campo para indicação de n° de livros necessários para sua escola. Esse n° é calculado pelo FNDE/MEC, com base no número de alunos indicados no Censo Escolar de 2014.

  • 15. Uma escola não quer livros de Geografia, por exemplo, como proceder?

Indique os títulos das demais disciplinas e na 1ª e 2ª opção do componente curricular Geografia, clique em “Não desejo receber livros deste componente”.

  • 16. Impressão do pedido final:

É importante que os professores da escola verifiquem a digitação realizada.
O responsável pela digitação deve imprimir a digitação realizada e mostrar aos professores para a anuência final, para poder alterar o que for necessário.
A escolha poderá ser alterada a qualquer momento, durante o período de escolha, e prevalecerá sempre o último registro efetuado.

  • 17. Caso a Escola não entre no site e não tenha optado por não receber livros, será enviado algum livro constante do Guia PNLD 2016, de todas as disciplinas.

  • 18. As escolas de Ensino Médio e de Ensino Fundamental de 6º ao 9° ano não farão a escolha:

Todas as escolas receberão automaticamente os livros consumíveis e complementação dos escolhidos no ano passado (Ensino Médio) e retrasado (6º ao 9º ano), para o ano letivo de 2016, conforme n° de alunos do Censo Escolar de 2014 e % de reposição.

  • 19. Contato da escola é com a DE:

Todas as dúvidas surgidas durante o processo de escolha, devem ser resolvidas na Diretoria de Ensino Estadual (DE) jurisdicionada.

  • 20. DE acompanha o processo de escolha:

Neste ano, o FNDE está com dificuldades no fornecimento de senha às DE. Assim sendo, a Coordenação do PNLD da CGEB estará em permanente contato com as DE para indicar as escolas que ainda não entraram no sistema.

  • 21. Não deixe para fazer a escolha nos últimos dias, quando poderá haver sobrecarga no Sistema.

  • 22. Textos e Videoconferência dos Técnicos da CGEB sobre a Escolha dos Livros do PNLD 2016:

Acesse o site da SEE/SE www.educacao.sp.gov.br www.educacao.sp.gov.br, > Programas e Projetos > Programas de Livros > Acesse o Site > PNLD 2016 > Orientações.

  • 23. Escola que recebeu a carta senha amarela, e não terá Anos Iniciais do Ensino Fundamental em 2016 - o que fazer?

Escolas que ofereciam os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e não oferecerão em 2016, devem conversar na Diretoria de Ensino de sua jurisdição, junto ao Núcleo Pedagógico e responsável pelo PNLD, para resolverem pela escolha ou não dos livros. A Diretoria de Ensino poderá fazer um levantamento para verificar a provável transferência dos alunos para a escola do entorno e, solicitar a participação dos Professores Coordenadores dessa escola e seus respectivos professores e assim que chegarem os livros, realizar o remanejamento.

  • 24. Observações já relatadas, mas de suma importância:

• Caso sua escola registre em 1ª opção Não desejo receber livros deste componente, não receberá nenhum livro da respectiva composição em 2016, 2017 e 2018.

• Na 2ª opção, não aparecerão as coleções da editora escolhida na 1ª opção.

• Caso sua 2ª opção seja Não desejo receber livros diferentes da primeira opção, sua escola receberá, a princípio, a coleção da 1ª opção. Mas, caso não se concretize a aquisição com a editora da 1ª opção, sua escola não receberá nenhum livro desta composição em 2016, 2017 e 2018.

• À medida em que as coleções forem registradas, o sistema mostrará os códigos das coleções escolhidas.

• Se sua escola registrar escolha de obra para algum componente e deixar de marcar escolhas em outros componentes, sua escola só receberá os livros registrados, e não receberá dos demais componentes.

• Se sua escola gravar a escolha sem marcar nenhuma obra em nenhum componente, não serão encaminhados livros para a escola.

• Se sua escola não acessar o Sistema ou não gravar sua escolha serão encaminhados, compulsoriamente, um dos títulos dentre aqueles aprovados constantes no guia, para cada componente curricular.