Home
Fale Conosco
Dúvidas Frequentes
Orientações
FNDE
Boletins CGEB com informações sobre PNLD

PNLD - 2014 >

PNLD 2014 – Dúvidas Frequentes
Escolas:

  1. O que fazer quando a carta senha foi extraviada?

Primeiro deve-se fazer o rastreamento no site dos Correios – www.correios.com.br.
Para isso, a escola deve obter o nº da correspondência Sedex, que está disponível no site do FNDE. O procedimento é o seguinte:
- Acessar www.fnde.gov.br e, na 1ª tela, clicar no link “Distribuição de Livros - PNLD/PNBE” e, ao aparecer a próxima tela, preencha apenas 4 campos:
- Ano Programa: 2014
- Programa: PNLD
- UF: SP
- Município: selecione o seu município e “Confirme”.
Aparecerão todas as escolas de seu município. Escolha sua escola e clique à direita no símbolo de “visualizar”. Em seguida, na tarja azul, campo “Encomendas”, anote o nº da ENCOMENDA da sua carta (Ex: FE272927903SI) e rasteie no site dos Correios (www.correios.com.br). Atenção: No referido campo “Encomendas”, encontram-se as datas de postagem e de entrega da carta na escola. Se os campos estiverem em branco, avise a Diretoria de Ensino mais próxima à escola, que comunicará à CGEB/SEE São Paulo. Se estiver preenchido, a carta está dentro da escola e só resta procurar, pesquisando quem estava na secretaria ou portaria da escola nesse dia, realizando um mutirão de busca, um esforço tarefa junto aos envolvidos: coordenador (es), professores, e outros. Ou, vá ao correio do bairro da escola para verificar se a encomenda voltou 3 vezes, pela escola estar em recesso durante o mês de julho. Boa sorte!
2. O que a Escola precisa fazer quanto ao Termo de Adesão ao PNLD?
NADA. A Escola não precisa fazer nada.
POR QUÊ?
- Se a Escola é Estadual, o Termo de Adesão já foi assinado pelo Secretário de Estado da Educação, em nome de todas as escolas estaduais de São Paulo, inclusive ETCs;
-Se a Escola é municipal, é o Prefeito que faz a Adesão. Consulte o site www.fnde.gov.br> livro didático > Termo de Adesão, link “Sistema de adesão ao PNLD”. Abrirá a tela: Termo de Adesão e, no final dessa página, clique em “Sistema de Adesão ao PNLD”. Na tela seguinte, preencha “Pesquisar por”, coloque “todas as entidades” e clique em “Pesquisar”. Em seguida escolha o Estado de São Paulo e procure o nome de seu município, para verificar a Situação Atual de Adesão do Município em questão.  Caso o município não tenha formalizado sua intenção até 31/5/2013, poderá fazê-lo para atendimento a partir de 2015;
-Se a Escola é Federal, é o “Responsável pela Unidade” que declara a Adesão. O caminho para consultar a Adesão da escola federal do Estado de São Paulo e as demais informações são as mesmas citadas no item anterior.
3. Quais escolas podem participar da escolha de livros didáticos para o ano letivo de 2014?
Apenas as escolas que oferecem Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano, ou seja, séries finais.
A escolha que esse tipo de escola fizer, valerá pelos próximos 3 anos: 2014, 2015 e 2016. Em 2016 haverá nova escolha, para o triênio seguinte e assim por diante.
4. Período de escolha e digitação dos livros do PNLD 2014:
   De 02 a 12 de agosto de 2013.
5. Como realizar o Registro da Escolha:
O registro da escolha do PNLD 2014 para o Ensino Fundamental Séries Finais só poderá ser feita pela Internet.
O caminho para digitar a indicação dos professores é o seguinte:
Site www.fnde.gov.br. > link “Escolha do PNLD 2014”.
Em seguida, coloque a Senha e Login, que estão na Carta amarela enviada pelo FNDE. Cuidado com o login e senha da escola. São de uso exclusivo da escola e de total responsabilidade da Unidade Escolar. O uso indevido prevê penalidades de acordo com a Norma de Conduta dos Programas do Livro – Portaria n° 7 de 05/04/2007.
6. Guias de Livros Didáticos PNLD 2014 para o Ensino Fundamental Séries Finais:
São 07 volumes: Apresentação, Português, Matemática, História, Geografia, Ciências e Língua estrangeira.
Essas publicações foram elaboradas pelo MEC/FNDE, que realizará a distribuição diretamente às escolas. Não há estoque dessas publicações, nem no MEC, nem nesta Secretaria, em São Paulo. Caso não tenha recebido, acesse o portal do FNDE, www.fnde.gov.bre, na 1ª tela clique em “Guia de escolha do PNLD 2014”, para consulta on line ou impressão, se necessário. O Guia também está disponível em www.educacao.sp.gov.br> Programa de Livros > Orientações.
7. Cadastro de Escolha no site:
Antes de chegar à tela de Escolha dos livros, o site apresentará um Cadastro para ser preenchido. Trata-se da “Identificação do Responsável” pela escolha.
Preencha o campo CPF e clique em “Buscar”.
Na tela seguinte, escreva o Nome, RG, CPF, Data de nascimento, telefone, e-mail, Cargo e Matrícula do Responsável pela digitação da escolha.
O que é Matrícula? A Matrícula corresponde ao nº do registro funcional presente no holerite (RS PV no caso de funcionário da rede estadual).
8. Termo de Acordo com os compromissos da Escola
Antes de finalizar a “Identificação do Responsável”, é necessário ler o ”Compromisso da escola” e selecionar a opção “Estou ciente e de acordo com os compromissos da entidade”. Em seguida, ao “”Avançar”, o sistema mostrará uma tela com os dados do responsável já preenchido (alterar se necessário) e o Código de Segurança. Para os demais acessos, o Sistema solicitará apenas o CPF do responsável e esse Código de Segurança.
9. Não quero nenhum livro didático do PNLD 2014. O que fazer?
Caso a Secretaria Municipal de Educação adote apostilas ou outro Sistema de Ensino e não precise dos livros didáticos do PNLD 2014, as escolas municipais que receberam a Carta Amarela com a senha e o login, devem:
Acessar o site e preencher as telas até gerar o Código de Segurança e na tela de “Escolha”, não assinalar nada, apenas clique em “Gravar”. Nesse caso, a escola estará gravando uma tela sem títulos escolhidos, ou seja, em branco.
10. Caso os professores de alguma disciplina não queiram receber livros didáticos de seu componente curricular, o que fazer?
Na hora da escolha daquela disciplina, clicar em 1ª opção e optar por “NÃO DESEJO LIVROS PARA ESTE COMPONENTE”. Repetir esse procedimento na 2ª opção.
11. Tela de Escolha:
Clique na 1ª opção de um determinado componente curricular e automaticamente será apresentada uma relação com todos os títulos disponíveis para a escolha. Indique o título selecionado pelos professores em 1ª opção e em seguida, faça a 2ª opção. Para isso, clique na 2ª opção e veja  a relação de livros.  O sistema se encarregará de excluir da 2ª opção, automaticamente, o título escolhido em 1ª opção e os demais títulos da mesma editora escolhida na 1ª opção, para evitar que a escola fique sem livros caso ocorra algum problema com essa Editora, no momento da negociação efetuada pelo FNDE.
12. Escolha é por Coleção, para as disciplinas do Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano:
“COLEÇÃO” é um conjunto de livros (um para cada ano) do mesmo(s) autor(es) e editora.
São 4 livros por Coleção, destinados ao 6º, 7º, 8º e 9º anos.
13. Devo escolher a mesma Editora para todas as disciplinas? 
Não.
Verifiquem os conteúdos de todas as obras para decidirem os que melhor atenderão ao Currículo Estadual e ao Projeto Pedagógico da Escola.
14. Como fazer escolha da Coleção quando a escola só tem o 6º ano do Ensino Fundamental, por exemplo?
Indique a Coleção desejada para a 1ª e 2ª opção, das disciplinas do 6º. O FNDE/MEC enviará os livros apenas para os alunos do 6º ano, conforme quantitativo indicado no Censo Escolar de 2012.
15. N° de livros por escola:
Não existe um campo para indicação de n° de livros. Esse n° é calculado pelo FNDE/MEC, com base no número de alunos indicados no Censo Escolar de 2012.
16. Uma escola não quer livros de Geografia, por exemplo, como proceder?
Indique os títulos das demais disciplinas e na 1ª e 2ª opção do componente curricular Geografia, clique em “Não desejo receber livros deste componente”.
17. Impressão do pedido final:
É importante que os professores da escola verifiquem a digitação realizada.
O responsável pela digitação deve imprimir a digitação realizada e mostrar aos professores para a anuência final, para poder alterar o que for necessário.
A escolha poderá ser alterada a qualquer momento, durante o período de escolha, e prevalecerá sempre o último registro efetuado.
18. Caso a Escola não entre no site e não tenha optado por não receber livros, será enviado o livro mais escolhido no Estado ou no Município.
19. As escolas de Ensino Fundamental de 1º ao 5° ano e de Ensino Médio não farão a escolha: Receberão automaticamente os livros consumíveis e complementação dos escolhidos no ano passado (Ciclo I) e retrasado (Ensino Médio), para o ano letivo de 2014, conforme n° de alunos e % de reposição.
20. Contato da escola é com a DE:
Todas as dúvidas surgidas durante o processo de escolha, devem ser resolvidas na Diretoria de Ensino Estadual (DE) mais próxima. No caso das escolas municipais, o contato é com a Secretaria Municipal de Educação que recorrerá à DE sempre que necessário.
21. DE acompanha o processo de escolha
A DE orientará suas escolas e acompanhará todo o processo de escolha dos livros por meio  do site www.fnde.gov.br link “Monitoramento da Escolha”, disponível no Simad. A senha e login da DE é a mesma do ano passado e qualquer dúvida, o responsável pelo PNLD da DE deve entrar em contato com Aidê, na CGEB.
22. Não deixe para fazer a escolha nos últimos dias, quando haverá, com certeza, sobrecarga no Sistema.
23. Textos e Gravação dos Técnicos da CGEB sobre a Escolha dos Livros para o Ensino Fundamental, do PNLD 2014:
Acesse o site da SEE/SE www.educacao.sp.gov.br, > Programas e Projetos > Programas de Livros > Acesse o site e PNLD 2014, botão “Orientações”.  A gravação da Videoconferência da CGEB com as orientações sobre a escolha, também está disponível nesse ambiente.