São Paulo, 29 de março de 2024
    Língua Portuguesa
    Matemática
    Ciências
    Geografia
    História
    Módulos
   
    Língua Portuguesa
    Matemática
    Estudos Sociais
    Ciências
    Geografia
    História
    Módulos
 


Sala ambiente - História

Índice:

A sala-ambiente como espaço de reflexão, investigação e descoberta

O ensino de História deve proporcionar condições para que o aluno amplie sua percepção e compreensão do mundo em que vive. De que maneira a sala e "cantos" de História podem contribuir para que isso ocorra?

Uma sala-ambiente de História ou os "cantos" devem oferecer recursos que estimulem a investigação, a criatividade e o espírito crítico. Esses espaços devem ser entendidos como locais dinâmicos, adaptáveis a cada momento de trabalho. São espaços que deverão ser construídos/reconstruídos pelo grupo-classe (professores e alunos).

Para que haja envolvimento, cada proposta de trabalho deverá ser organizada, explicitada e discutida coletivamente. Isto implica na definição dos objetivos a serem alcançados e na articulação entre os conceitos, habilidades, temas, assuntos, atividades que serão desenvolvidas, e dos materiais que poderão contribuir para que os objetivos sejam atingidos.

Os recursos e materiais devem ter a função de facilitar a construção dos conceitos e o desenvolvimento das habilidades que estarão sendo enfatizadas.

Volta para o índice


Como compor uma sala de História ?

Composição da Sala de HistóriaUm ambiente pedagógico que dispõe de materiais que contemplem os diversos segmentos sociais e étnicos (homens, mulheres, negros, índios, migrantes, imigrantes, idosos, entre outros) pode auxiliar no desenvolvimento de um ensino que concebe a história como um processo no qual há a participação dos diferentes sujeitos. Sugerimos, a seguir, alguns materiais que poderão auxiliar nesse trabalho:
- imagens (fotos, gravuras, charges, reproduções de obras de arte): possibilitam a identificação de aspectos que caracterizam épocas, locais, povos, fatos e situações, favorecendo a percepção das mudanças e permanências nas sociedades, em diferentes épocas e espaços;

- objetos da cultura material (ornamentos, vestimentas, utensílios, ferramentas): possibilitam o contato do aluno com elementos de seu grupo social e étnico e de outros grupos, em diferentes tempos e espaços, contribuindo para o entendimento das características culturais desses grupos, na medida em que esses objetos estão relacionados às soluções de sobrevivência de cada grupo;

- fantoches: permitem a representação de aspectos e situações que envolvem as pessoas e grupos que compõem uma sociedade;

- discos, fitas de vídeo, áudio e CDs: permitem que, por meio da linguagem musical, os alunos tenham contato com manifestações culturais que caracterizam grupos sociais e étnicos, fatos e momentos históricos;

Entrevista

- gravador: permite o registro dos depoimentos de pessoas entrevistadas pelos alunos em seus trabalhos de pesquisa;

- filmadora e máquina fotográfica: possibilitam o registro de locais, situações e atividades em estudo e vividas pelo grupo-classe, favorecendo a discussão e reflexão sobre a realidade observada, além de contribuir para documentar a história do grupo;

- audiovisuais: permitem a identificação de aspectos que caracterizam povos, épocas e espaços, como também motivam a discussão e reflexão sobre os temas abordados;

- globo terrestre, mapas históricos e geográficos: permitem a localização espacial dos povos e o reconhecimento da reorganização do espaço físico e político através dos tempos;

- jogos: possibilitam novos desafios aos conhecimentos desenvolvidos no ensino de História;

- instrumentos de marcação de tempo (relógio de parede, de brinquedo e ampulheta): favorecem a construção/reconstrução das noções de tempo. O relógio poderá auxiliar na organização da rotina da classe;

Atlas

-atlas, dicionário, livros didáticos e paradidáticos, Constituições Federal e Estadual, arquivo de artigos de jornais e revistas, letras de músicas, textos históricos: subsidiam os alunos nos trabalhos de pesquisa, reflexão e aprofundamento dos temas em estudo;

- painéis (para textos e figuras): proporcionam a fixação, complementação e síntese dos temas trabalhados, estimulando ainda o interesse e participação dos alunos;

- blocos de construção e sucata (caixas de diferentes tamanhos, barbante, tecido etc.):auxiliam na representação de diferentes espaços e na percepção das possibilidades de sua transformação.

Embora se utilizem de materiais fabricados por empresas especializadas, alunos e professores também poderão compor a sala de História com materiais trazidos e/ou elaborados por eles.

Volta para o índice


Trabalhando na sala de História

As manifestações culturais expressas através da linguagem musical, registradas em discos, fitas de áudio e CDs, podem favorecer a construção do conceito de cultura, à medida que colocam os alunos em contato com características dos diversos segmentos sociais e étnicos e com as diferentes temporalidades (formas de pensar, sentir e agir). As músicas podem ser analisadas e contextualizadas, contribuindo para percepção de aspectos dos momentos históricos nos quais foram criadas, ou aos quais se referem.

VideoPara essa contextualização podem ser utilizados diferentes materiais, tais como: globo terrestre, mapas históricos e geográficos e recursos que favoreçam a identificação de aspectos dos momentos em estudo (fotos, gravuras, audiovisuais e objetos da cultura material, além de livros didáticos, paradidáticos, textos históricos, jornalísticos e literários.No estudo das questões referentes às migrações nordestinas, por exemplo, poderá ser analisada a  música Asa Branca, de Luiz Gonzaga.

A partir dessa análise, muitos outros recursos/materiais poderão ser utilizados para que os alunos compreendam as razões que têm levado as pessoas daquela região a migrarem em busca de melhores condições de vida e os "atrativos" que locais como São Paulo e Rio de Janeiro, entre outros, parecem oferecer na luta pela sobrevivência.

Após essas e outras atividades que poderão ser desenvolvidas, os alunos deverão registrar o resultado de suas pesquisas através de painéis, dramatizações, textos individuais e/ou coletivos, e outras formas de registro, de acordo com a faixa etária e grau de aprofundamento que for necessário/possível ao grupo em cada momento. Os resultados desse e de outros trabalhos poderão ser expostos na sala para socializá-los com o grupo e com outros que dela possam fazer uso.

A partir do CB, o desenvolvimento das noções de tempo, fundamentais para o ensino de História, poderá ser estimulado através de atividades que partam da vivência cotidiana e intuitiva de tempo que a criança traz. Por exemplo, ao comparar o início, intervalo e término da aula, demarcados pelo som da campainha da escola com a hora registrada pelo relógio da classe ou de pulso. Para isso poderão ser utilizados alguns instrumentos de medição de tempo, que auxiliam na construção de conceitos, como o relógio de parede ou de brinquedo e a ampulheta.

ObjetosA observação e utilização desses objetos poderá favorecer a compreensão da função e funcionamento destes instrumentos na nossa sociedade e das alternativas buscadas pelos seres humanos para a marcação de tempo (o relógio de sol, a ampulheta, o cantar do galo, o nascer e o pôr do sol). Em relação a este tema o professor poderá encontrar algumas sugestões de atividades no Documento da SE/CENP: Ciclo Básico: 1º grau - v.1 da Série Prática Pedagógica.

Paralelamente às noções de tempo, poderá ser trabalhada a questão das transformações e mudanças na sociedade e na natureza, ressaltando-se a atividade humana como agente dessas transformações.

Para isso os alunos poderão organizar painéis fotográficos e/ou maquetes representando as transformações ocorridas nos espaços, e ainda, analisar fontes orais (depoimentos e entrevistas), além da pesquisa bibliográfica sobre o local/época em estudo. Convém lembrar que, principalmente nas séries iniciais, não é fácil para as crianças registrarem por escrito os depoimentos e entrevistas, sendo oportuno o uso do gravador.

O material levantado pelos alunos poderá subsidiar um debate ou a simulação de um julgamento sobre as conseqüências da interferência dos seres humanos na transformação de seu espaço, identificando necessidades, benefícios e prejuízos desta interferência.

Os alunos poderão ainda redigir uma carta (individual ou coletiva) endereçada à autoridade local, sugerindo providências para uma melhor qualidade de vida.

Além dos trabalhos desenvolvidos em salas-ambientes, é importante considerar outros recursos como estudos do meio, visitas a bibliotecas, museus, logradouros públicos, locais históricos e culturais, entre outros. Será importante que para o desenvolvimento destas atividades, alunos e professores possam contar com equipamentos (filmadora, máquina fotográfica, gravador) de modo a auxiliá-los nos trabalhos de análise e crítica da realidade observada. Estes equipamentos possibilitam, também, o registro de momentos que envolvem o grupo-classe, importante para a construção de sua história.

Cabe ao educador utilizar uma metodologia que contribua para a formação do cidadão consciente e atuante, por meio de propostas que despertem a reflexão, o questionamento e o convívio social e uma concepção de conhecimento histórico não como algo pronto e acabado, mas passível de questionamento, pesquisa e descoberta.

Volta para o índice

Elaboração:
Norma Luciano Codani
Zilda Elvira Corazza