Sala ambiente - História
Índice:
A
sala-ambiente como espaço de reflexão, investigação e descoberta
O ensino
de História deve proporcionar condições para que o aluno amplie
sua percepção e compreensão do mundo em que vive. De que maneira
a sala e "cantos" de História podem contribuir para
que isso ocorra?
Uma sala-ambiente de História ou os "cantos" devem
oferecer recursos que estimulem a investigação, a criatividade
e o espírito crítico. Esses espaços devem ser entendidos como
locais dinâmicos, adaptáveis a cada momento de trabalho. São
espaços que deverão ser construídos/reconstruídos pelo grupo-classe
(professores e alunos).
Para que haja envolvimento, cada proposta de trabalho deverá
ser organizada, explicitada e discutida coletivamente. Isto
implica na definição dos objetivos a serem alcançados e na
articulação entre os conceitos, habilidades, temas, assuntos,
atividades que serão desenvolvidas, e dos materiais que poderão
contribuir para que os objetivos sejam atingidos.
Os recursos e materiais devem ter a função de facilitar a
construção dos conceitos e o desenvolvimento das habilidades
que estarão sendo enfatizadas.

Como
compor uma sala de História ?
Um
ambiente pedagógico que dispõe de materiais que contemplem
os diversos segmentos sociais e étnicos (homens, mulheres,
negros, índios, migrantes, imigrantes, idosos, entre outros)
pode auxiliar no desenvolvimento de um ensino que concebe
a história como um processo no qual há a participação dos
diferentes sujeitos. Sugerimos, a seguir, alguns materiais
que poderão auxiliar nesse trabalho:
- imagens (fotos, gravuras, charges, reproduções de
obras de arte): possibilitam a identificação de aspectos que
caracterizam épocas, locais, povos, fatos e situações, favorecendo
a percepção das mudanças e permanências nas sociedades, em
diferentes épocas e espaços;
-
objetos da cultura material (ornamentos, vestimentas,
utensílios, ferramentas): possibilitam o contato do
aluno com elementos de seu grupo social e étnico e de
outros grupos, em diferentes tempos e espaços, contribuindo
para o entendimento das características culturais desses
grupos, na medida em que esses objetos estão relacionados
às soluções de sobrevivência de cada grupo;
|
-
fantoches: permitem a representação de aspectos
e situações que envolvem as pessoas e grupos que compõem
uma sociedade;
|
-
discos, fitas de vídeo, áudio e CDs: permitem
que, por meio da linguagem musical, os alunos tenham
contato com manifestações culturais que caracterizam
grupos sociais e étnicos, fatos e momentos históricos;
|
|
-
gravador: permite o registro dos depoimentos
de pessoas entrevistadas pelos alunos em seus trabalhos
de pesquisa; |
-
filmadora e máquina fotográfica: possibilitam
o registro de locais, situações e atividades em estudo
e vividas pelo grupo-classe, favorecendo a discussão
e reflexão sobre a realidade observada, além de contribuir
para documentar a história do grupo;
|
-
audiovisuais: permitem a identificação de aspectos
que caracterizam povos, épocas e espaços, como também
motivam a discussão e reflexão sobre os temas abordados;
|
-
globo terrestre, mapas históricos e geográficos:
permitem a localização espacial dos povos e o
reconhecimento da reorganização do espaço físico e
político através dos tempos;
|
-
jogos: possibilitam novos desafios aos conhecimentos
desenvolvidos no ensino de História;
|
-
instrumentos de marcação de tempo (relógio de
parede, de brinquedo e ampulheta): favorecem a construção/reconstrução
das noções de tempo. O relógio poderá auxiliar na organização
da rotina da classe;
|
|
-atlas,
dicionário, livros didáticos e paradidáticos, Constituições
Federal e Estadual, arquivo de artigos de jornais e
revistas, letras de músicas, textos históricos: subsidiam
os alunos nos trabalhos de pesquisa, reflexão e aprofundamento
dos temas em estudo;
|
-
painéis (para textos e figuras): proporcionam
a fixação, complementação e síntese dos temas trabalhados,
estimulando ainda o interesse e participação dos alunos;
|
-
blocos de construção e sucata (caixas de diferentes
tamanhos, barbante, tecido etc.):auxiliam na representação
de diferentes espaços e na percepção das possibilidades
de sua transformação.
|
Embora
se utilizem de materiais fabricados por empresas especializadas,
alunos e professores também poderão compor a sala de História
com materiais trazidos e/ou elaborados por eles.

Trabalhando
na sala de História
As manifestações
culturais expressas através da linguagem musical, registradas
em discos, fitas de áudio e CDs, podem favorecer a construção
do conceito de cultura, à medida que colocam os alunos em
contato com características dos diversos segmentos sociais
e étnicos e com as diferentes temporalidades (formas de pensar,
sentir e agir). As músicas podem ser analisadas e contextualizadas,
contribuindo para percepção de aspectos dos momentos históricos
nos quais foram criadas, ou aos quais se referem.
Para
essa contextualização podem ser utilizados diferentes materiais,
tais como: globo terrestre, mapas históricos e geográficos
e recursos que favoreçam a identificação de aspectos dos momentos
em estudo (fotos, gravuras, audiovisuais e objetos da cultura
material, além de livros didáticos, paradidáticos, textos
históricos, jornalísticos e literários.No estudo das questões
referentes às migrações nordestinas, por exemplo, poderá ser
analisada a música Asa Branca, de Luiz Gonzaga.
A partir
dessa análise, muitos outros recursos/materiais poderão ser
utilizados para que os alunos compreendam as razões que têm
levado as pessoas daquela região a migrarem em busca de melhores
condições de vida e os "atrativos" que locais como
São Paulo e Rio de Janeiro, entre outros, parecem oferecer
na luta pela sobrevivência.
Após
essas e outras atividades que poderão ser desenvolvidas, os
alunos deverão registrar o resultado de suas pesquisas através
de painéis, dramatizações, textos individuais e/ou coletivos,
e outras formas de registro, de acordo com a faixa etária
e grau de aprofundamento que for necessário/possível ao grupo
em cada momento. Os resultados desse e de outros trabalhos
poderão ser expostos na sala para socializá-los com o grupo
e com outros que dela possam fazer uso.
A partir
do CB, o desenvolvimento das noções de tempo, fundamentais
para o ensino de História, poderá ser estimulado através de
atividades que partam da vivência cotidiana e intuitiva de
tempo que a criança traz. Por exemplo, ao comparar o início,
intervalo e término da aula, demarcados pelo som da campainha
da escola com a hora registrada pelo relógio da classe ou
de pulso. Para isso poderão ser utilizados alguns instrumentos
de medição de tempo, que auxiliam na construção de conceitos,
como o relógio de parede ou de brinquedo e a ampulheta.
A
observação e utilização desses objetos poderá favorecer a
compreensão da função e funcionamento destes instrumentos
na nossa sociedade e das alternativas buscadas pelos seres
humanos para a marcação de tempo (o relógio de sol, a ampulheta,
o cantar do galo, o nascer e o pôr do sol). Em relação a este
tema o professor poderá encontrar algumas sugestões de atividades
no Documento da SE/CENP: Ciclo Básico: 1º grau - v.1
da Série Prática Pedagógica.
Paralelamente
às noções de tempo, poderá ser trabalhada a questão das transformações
e mudanças na sociedade e na natureza, ressaltando-se a atividade
humana como agente dessas transformações.
Para
isso os alunos poderão organizar painéis fotográficos e/ou
maquetes representando as transformações ocorridas nos espaços,
e ainda, analisar fontes orais (depoimentos e entrevistas),
além da pesquisa bibliográfica sobre o local/época em estudo.
Convém lembrar que, principalmente nas séries iniciais, não
é fácil para as crianças registrarem por escrito os depoimentos
e entrevistas, sendo oportuno o uso do gravador.
O material
levantado pelos alunos poderá subsidiar um debate ou a simulação
de um julgamento sobre as conseqüências da interferência dos
seres humanos na transformação de seu espaço, identificando
necessidades, benefícios e prejuízos desta interferência.
Os alunos
poderão ainda redigir uma carta (individual ou coletiva) endereçada
à autoridade local, sugerindo providências para uma melhor
qualidade de vida.
Além
dos trabalhos desenvolvidos em salas-ambientes, é importante
considerar outros recursos como estudos do meio, visitas a
bibliotecas, museus, logradouros públicos, locais históricos
e culturais, entre outros. Será importante que para o desenvolvimento
destas atividades, alunos e professores possam contar com
equipamentos (filmadora, máquina fotográfica, gravador) de
modo a auxiliá-los nos trabalhos de análise e crítica da realidade
observada. Estes equipamentos possibilitam, também, o registro
de momentos que envolvem o grupo-classe, importante para a
construção de sua história.
Cabe
ao educador utilizar uma metodologia que contribua para a
formação do cidadão consciente e atuante, por meio de propostas
que despertem a reflexão, o questionamento e o convívio social
e uma concepção de conhecimento histórico não como algo pronto
e acabado, mas passível de questionamento, pesquisa e descoberta.

Elaboração:
Norma
Luciano Codani
Zilda Elvira Corazza