Sala ambiente - Ciências
Trabalhar
com Ciências é trazer para a escola vivências e conhecimentos
já adquiridos por alunos e professores, relacionados às Ciências
Naturais e, a partir deles poder avançar, associando-os àqueles
já sistematizados pela humanidade.
Nas aulas de Ciências podem ser apreendidos conceitos, procedimentos
e atitudes, e nesse processo são fundamentais aqueles que
permitem a observação, a experimentação, o estabelecimento
de relações e a sistematização, auxiliados pelos recursos
disponíveis.
Nesse contexto, quanto maior a oportunidade de o aluno entrar
em contato com os diversos recursos, mais facilidade ele terá
para canalizar sua curiosidade, suas idéias e interesses na
resolução de determinados problemas.
Índice:
O que
deve possuir a sala-ambiente de Ciências?
É fundamental
que existam materiais adquiridos, formais e informais, além
daqueles produzidos pelos próprios alunos.
Do Ciclo Básico à 4ª série, os alunos podem coletar dados
através da experimentação, que deve ser entendida como um
procedimento muito amplo, em que coexistem a manipulação e
a construção de objetos simples, a pesquisa em Obras Ficcionais e Não-Ficcionais,
vídeos, enciclopédias, jornais e revistas com textos simples,
além de experimentos que exijam a observação e a manipulação
sem o rigor em termos quantitativos. Alguns materiais são
fundamentais para o trabalho com os fenômenos físicos, químicos
e biológicos, permitindo que se constate a interação entre
eles. Os termômetros podem contribuir para a comparação entre
as diversas medidas de temperatura registradas ao longo do
ano, relacionando-as à vida dos seres vivos.
Outros instrumentos como ímãs, lentes e prismas são específicos
para o trabalho com fenômenos de magnetismo e óptica.
A
trena, a balança e as provetas permitem que as crianças elaborem
as primeiras noções sobre medidas e a lupa permite a ampliação
de diversos objetos para análise.
Aquários, terrários e materiais relacionados ao corpo humano
contribuem para um entendimento de aspectos mais amplos sobre
o ambiente e sobre o corpo humano.Esses e outros materiais
podem estar dispostos em "cantos" na sala de aula,
permitindo o fácil acesso das crianças a eles nos momentos
de cada atividade.
De 5ª
a 8ª série, também, são fundamentais os materiais específicos
para experimentação, além daqueles improvisados e os elaborados
pelos alunos. Nessa fase da aprendizagem podem ser realizadas
coletas de informações de maneira mais aprofundada através
de mensuração, controle de variáveis, pesquisas; e estudados
os processos que envolvem dimensões microscópicas e diversos
intervalos de tempo. Neste tipo de trabalho são fundamentais
os materiais compostos por vidrarias, lâmpadas e fios elétricos,
lentes e espelhos, ímãs, termômetros, além de alguns equipamentos
mais sofisticados como microscópio comum, microscópio estereoscópio,
balança, aquário e terrário, torso e pranchas anatômicas.
É
necessário que os equipamentos estejam organizados em armários
e estantes, mas à disposição dos alunos. Deve haver espaço
para acomodar os trabalhos elaborados pelos alunos, que serão
periodicamente substituídos. Materiais como vídeos, livros,
jornais, revistas podem estar organizados por temas.
As escolas que possuem
laboratórios devem continuar a utilizá-los para a realização
de experimentos que necessitam de maior rigor e materiais
específicos. No entanto, mesmo já havendo um laboratório na
escola, a criação da sala-ambiente de Ciências é importante
para a organizaçãode outros materiais e a realização de atividades
diversas.

Como trabalhar
na sala-ambiente?
É fundamental
que a sala seja um espaço dinâmico em relação aos tipos e
quantidades de materiais e de atividades realizadas pelos
alunos, embora não deva ser considerada como o único espaço
para o trabalho com Ciências, pois continuam sendo importantes
os momentos no pátio e fora da escola, tais como estudos do
meio, excursões ou visitas a determinados locais da comunidade.
É preciso que se enfatize que o funcionamento da sala-ambiente
depende de uma organização administrada pelo professor. Este
deve ter clareza dos diversos momentos do trabalho, como:
aulas coletivas, trabalhos em grupos e trabalhos individuais,
que se tornam rotina na vida dos alunos, sem deixá-los perdidos
ou dispersos.

Um Exemplo
Um assunto
que pode ser introduzido na classe pelo professor ou surgir
a partir dos próprios alunos é a nutrição.
Num primeiro momento o professor poderá abrir uma discussão
com o grupo fazendo um levantamento sobre algumas das seguintes
questões: o que acham que é comer bem, que tipos de alimentos
acham que é necessário comer todos os dias e os que se devem
comer moderadamente; como agrupariam os vários tipos de alimentos,
qual a importância desses grupos de alimentos para o nosso
organismo, o que comem os diversos animais, o que a Ciência
já sabe sobre nutrição, quais os tipos de dietas mais conhecidas
etc.É importante que o professor anote as respostas em cartazes
para que as questões possam ser retomadas posteriormente.
Após
a discussão, o professor poderia organizar, juntamente com
os alunos, uma forma de conduzir o trabalho, em que seria
definido o que cada grupo gostaria de pesquisar, como gostaria
de conduzir a pesquisa, que materiais seriam utilizados. O
professor pode sugerir diversas formas de coleta de dados
mais adequadas ao assunto tratado.
Um grupo
poderia pesquisar em livros didáticos, paradidáticos, jornais
e revistas, na própria sala-ambiente; outro grupo poderia
utilizar a biblioteca, que normalmente contém títulos e revistas
científicas que podem ampliar e aprofundar o assunto; alguns
alunos podem pesquisar em vídeos que contenham dados sobre
o assunto, ou que trazem reportagens atualizadas; outro grupo
poderia fazer um levantamento dos hábitos alimentares de algumas
pessoas da escola ou da comunidade.
Poderiam ser utilizados alguns experimentos envolvendo hábitos
alimentares de alguns animais. O terrário e o aquário são
muito importantes nesse momento, pois simulam ambientes onde
podem ser criados diversos tipos de animais (consultar o documento
da SE/CENP: 3ª a 4ª séries: 1º grau. v.1. p.111, da
série Prática Pedagógica. O professor pode orientar os alunos
no sentido de analisar os hábitos alimentares de alguns tipos
de animais, relacionando-os, por exemplo, à temperatura.
Para
isso são importantes os termômetros (de parede ou químicos).
As lupas de mão e os microscópios estereoscópios podem ampliar
o tamanho dos animais estudados, evidenciando estruturas relacionadas
à alimentação, que podem ter analogia com a nossa estrutura
bucal.
Depois
de coletar os dados é necessário organizá-los em tabelas,
gráficos, textos, desenhos etc, que tornem possível sua melhor
visualização pelos alunos. Esses registros são fundamentais
para que os alunos conheçam as informações coletadas pelos
vários grupos e dessa forma possam elaborar as conclusões
da classe sobre o assunto.
O momento
do registro é muito importante, pois ao organizar dados e
compará-los com as hipóteses levantadas, os alunos terão condições
de perceber o quanto avançaram em relação aos conhecimentos.
Os trabalhos ficarão expostos na classe por um tempo definido
pelos próprios alunos.
É importante salientar que o assunto não precisa necessariamente
esgotar-se nesse momento e que outros assuntos podem surgir,
tais como: a variedade dos hábitos alimentares no nosso país
e no mundo, o histórico sobre a utilização dos alimentos pelo
ser humano, as formas de conservação de alimentos etc.
Atividades desse tipo podem ser desenvolvidas em qualquer
série do 1º grau, adequando-se, naturalmente, o objetivo,
o aprofundamento e os materiais, a cada faixa etária.

Elaboração:
Mônica
Jakievicius