Índice:
A sala-ambiente como espaço de reflexão,
investigação e descoberta
O ensino de História deve proporcionar condições
para que o aluno amplie sua percepção e compreensão
do mundo em que vive. De que maneira a sala e "cantos"
de História podem contribuir para que isso ocorra?
Uma sala-ambiente de História ou os "cantos"
devem oferecer recursos que estimulem a investigação,
a criatividade e o espírito crítico. Esses espaços
devem ser entendidos como locais dinâmicos, adaptáveis
a cada momento de trabalho. São espaços que deverão
ser construídos/reconstruídos pelo grupo-classe
(professores e alunos).
Para que haja envolvimento, cada proposta de trabalho deverá
ser organizada, explicitada e discutida coletivamente. Isto implica
na definição dos objetivos a serem alcançados
e na articulação entre os conceitos, habilidades,
temas, assuntos, atividades que serão desenvolvidas, e
dos materiais que poderão contribuir para que os objetivos
sejam atingidos.
Os recursos e materiais devem ter a função de facilitar
a construção dos conceitos e o desenvolvimento das
habilidades que estarão sendo enfatizadas.
Como
compor uma sala de História ?
Um ambiente pedagógico que dispõe de materiais
que contemplem os diversos segmentos sociais e étnicos
(homens, mulheres, negros, índios, migrantes, imigrantes,
idosos, entre outros) pode auxiliar no desenvolvimento de um ensino
que concebe a história como um processo no qual há
a participação dos diferentes sujeitos. Sugerimos,
a seguir, alguns materiais que poderão auxiliar nesse trabalho:
- imagens (fotos, gravuras, charges, reproduções
de obras de arte): possibilitam a identificação
de aspectos que caracterizam épocas, locais, povos, fatos
e situações, favorecendo a percepção
das mudanças e permanências nas sociedades, em
diferentes épocas e espaços;
- objetos da cultura material (ornamentos, vestimentas, utensílios,
ferramentas): possibilitam o contato do aluno com elementos
de seu grupo social e étnico e de outros grupos, em diferentes
tempos e espaços, contribuindo para o entendimento das
características culturais desses grupos, na medida em
que esses objetos estão relacionados às soluções
de sobrevivência de cada grupo;
- fantoches: permitem a representação de aspectos
e situações que envolvem as pessoas e grupos que
compõem uma sociedade;
- discos, fitas de vídeo, áudio e CDs: permitem
que, por meio da linguagem musical, os alunos tenham contato
com manifestações culturais que caracterizam grupos
sociais e étnicos, fatos e momentos históricos;
- gravador: permite o registro dos depoimentos de pessoas entrevistadas
pelos alunos em seus trabalhos de pesquisa;
- filmadora e máquina fotográfica: possibilitam
o registro de locais, situações e atividades em
estudo e vividas pelo grupo-classe, favorecendo a discussão
e reflexão sobre a realidade observada, além de
contribuir para documentar a história do grupo;
- audiovisuais: permitem a identificação de aspectos
que caracterizam povos, épocas e espaços, como
também motivam a discussão e reflexão sobre
os temas abordados;
- globo terrestre, mapas históricos e geográficos:
permitem a localização espacial dos povos e o
reconhecimento da reorganização do espaço
físico e político através dos tempos;
- jogos: possibilitam novos desafios aos conhecimentos desenvolvidos
no ensino de História;
- instrumentos de marcação de tempo (relógio
de parede, de brinquedo e ampulheta): favorecem a construção/reconstrução
das noções de tempo. O relógio poderá
auxiliar na organização da rotina da classe;
- atlas, dicionário, livros didáticos e paradidáticos,
Constituições Federal e Estadual, arquivo de artigos
de jornais e revistas, letras de músicas, textos históricos:
subsidiam os alunos nos trabalhos de pesquisa, reflexão
e aprofundamento dos temas em estudo;
- painéis (para textos e figuras): proporcionam a fixação,
complementação e síntese dos temas trabalhados,
estimulando ainda o interesse e participação dos
alunos;
- blocos de construção e sucata (caixas de diferentes
tamanhos, barbante, tecido etc.):auxiliam na representação
de diferentes espaços e na percepção das
possibilidades de sua transformação.
Embora se utilizem de materiais fabricados por empresas especializadas,
alunos e professores também poderão compor a sala
de História com materiais trazidos e/ou elaborados por
eles.
Trabalhando
na sala de História
As manifestações culturais expressas através
da linguagem musical, registradas em discos, fitas de áudio
e CDs, podem favorecer a construção do conceito
de cultura, à medida que colocam os alunos em contato com
características dos diversos segmentos sociais e étnicos
e com as diferentes temporalidades (formas de pensar, sentir e
agir). As músicas podem ser analisadas e contextualizadas,
contribuindo para percepção de aspectos dos momentos
históricos nos quais foram criadas, ou aos quais se referem.
Para essa contextualização podem ser utilizados
diferentes materiais, tais como: globo terrestre, mapas históricos
e geográficos e recursos que favoreçam a identificação
de aspectos dos momentos em estudo (fotos, gravuras, audiovisuais
e objetos da cultura material, além de livros didáticos,
paradidáticos, textos históricos, jornalísticos
e literários.No estudo das questões referentes às
migrações nordestinas, por exemplo, poderá
ser analisada a música Asa Branca, de Luiz Gonzaga.
A partir dessa análise, muitos outros recursos/materiais
poderão ser utilizados para que os alunos compreendam as
razões que têm levado as pessoas daquela região
a migrarem em busca de melhores condições de vida
e os "atrativos" que locais como São Paulo e
Rio de Janeiro, entre outros, parecem oferecer na luta pela sobrevivência.
Após essas e outras atividades que poderão ser
desenvolvidas, os alunos deverão registrar o resultado
de suas pesquisas através de painéis, dramatizações,
textos individuais e/ou coletivos, e outras formas de registro,
de acordo com a faixa etária e grau de aprofundamento que
for necessário/possível ao grupo em cada momento.
Os resultados desse e de outros trabalhos poderão ser expostos
na sala para socializá-los com o grupo e com outros que
dela possam fazer uso.
A partir do CB, o desenvolvimento das noções de
tempo, fundamentais para o ensino de História, poderá
ser estimulado através de atividades que partam da vivência
cotidiana e intuitiva de tempo que a criança traz. Por
exemplo, ao comparar o início, intervalo e término
da aula, demarcados pelo som da campainha da escola com a hora
registrada pelo relógio da classe ou de pulso. Para isso
poderão ser utilizados alguns instrumentos de medição
de tempo, que auxiliam na construção de conceitos,
como o relógio de parede ou de brinquedo e a ampulheta.
A observação e utilização desses
objetos poderá favorecer a compreensão da função
e funcionamento destes instrumentos na nossa sociedade e das alternativas
buscadas pelos seres humanos para a marcação de
tempo (o relógio de sol, a ampulheta, o cantar do galo,
o nascer e o pôr do sol). Em relação a este
tema o professor poderá encontrar algumas sugestões
de atividades no Documento da SE/CENP: Ciclo Básico: 1º
grau - v.1 da Série Prática Pedagógica.
Paralelamente às noções de tempo, poderá
ser trabalhada a questão das transformações
e mudanças na sociedade e na natureza, ressaltando-se a
atividade humana como agente dessas transformações.
Para isso os alunos poderão organizar painéis fotográficos
e/ou maquetes representando as transformações ocorridas
nos espaços, e ainda, analisar fontes orais (depoimentos
e entrevistas), além da pesquisa bibliográfica sobre
o local/época em estudo. Convém lembrar que, principalmente
nas séries iniciais, não é fácil para
as crianças registrarem por escrito os depoimentos e entrevistas,
sendo oportuno o uso do gravador.
O material levantado pelos alunos poderá subsidiar um
debate ou a simulação de um julgamento sobre as
conseqüências da interferência dos seres humanos
na transformação de seu espaço, identificando
necessidades, benefícios e prejuízos desta interferência.
Os alunos poderão ainda redigir uma carta (individual
ou coletiva) endereçada à autoridade local, sugerindo
providências para uma melhor qualidade de vida.
Além dos trabalhos desenvolvidos em salas-ambientes, é
importante considerar outros recursos como estudos do meio, visitas
a bibliotecas, museus, logradouros públicos, locais históricos
e culturais, entre outros. Será importante que para o desenvolvimento
destas atividades, alunos e professores possam contar com equipamentos
(filmadora, máquina fotográfica, gravador) de modo
a auxiliá-los nos trabalhos de análise e crítica
da realidade observada. Estes equipamentos possibilitam, também,
o registro de momentos que envolvem o grupo-classe, importante
para a construção de sua história.
Cabe ao educador utilizar uma metodologia que contribua para
a formação do cidadão consciente e atuante,
por meio de propostas que despertem a reflexão, o questionamento
e o convívio social e uma concepção de conhecimento
histórico não como algo pronto e acabado, mas passível
de questionamento, pesquisa e descoberta.
Elaboração:
Norma Luciano Codani
Zilda Elvira Corazza
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