Trabalhar com Ciências é trazer para a escola vivências
e conhecimentos já adquiridos por alunos e professores,
relacionados às Ciências Naturais e, a partir deles
poder avançar, associando-os àqueles já sistematizados
pela humanidade.
Nas aulas de Ciências podem ser apreendidos
conceitos, procedimentos e atitudes, e nesse processo são
fundamentais aqueles que permitem a observação,
a experimentação, o estabelecimento de relações
e a sistematização, auxiliados pelos recursos disponíveis.
Nesse contexto, quanto maior a oportunidade de
o aluno entrar em contato com os diversos recursos, mais facilidade
ele terá para canalizar sua curiosidade, suas idéias
e interesses na resolução de determinados problemas.
Índice:
O
que deve possuir a sala-ambiente de Ciências?
É fundamental que existam materiais adquiridos,
formais e informais, além daqueles produzidos pelos próprios
alunos.
Do Ciclo Básico à 4ª série,
os alunos podem coletar dados através da experimentação,
que deve ser entendida como um procedimento muito amplo, em que
coexistem a manipulação e a construção
de objetos simples, a pesquisa em Obras Ficcionais e Não-Ficcionais,
vídeos, enciclopédias, jornais e revistas com textos
simples, além de experimentos que exijam a observação
e a manipulação sem o rigor em termos quantitativos.
Alguns materiais são fundamentais para o trabalho com os
fenômenos físicos, químicos e biológicos,
permitindo que se constate a interação entre eles.
Os termômetros podem contribuir para a comparação
entre as diversas medidas de temperatura registradas ao longo
do ano, relacionando-as à vida dos seres vivos.
Outros instrumentos como ímãs,
lentes e prismas são específicos para o trabalho
com fenômenos de magnetismo e óptica.
A trena, a balança e as provetas permitem
que as crianças elaborem as primeiras noções
sobre medidas e a lupa permite a ampliação de diversos
objetos para análise.
Aquários, terrários e materiais
relacionados ao corpo humano contribuem para um entendimento de
aspectos mais amplos sobre o ambiente e sobre o corpo humano.Esses
e outros materiais podem estar dispostos em "cantos"
na sala de aula, permitindo o fácil acesso das crianças
a eles nos momentos de cada atividade.
De 5ª a 8ª série, também,
são fundamentais os materiais específicos para experimentação,
além daqueles improvisados e os elaborados pelos alunos.
Nessa fase da aprendizagem podem ser realizadas coletas de informações
de maneira mais aprofundada através de mensuração,
controle de variáveis, pesquisas; e estudados os processos
que envolvem dimensões microscópicas e diversos
intervalos de tempo. Neste tipo de trabalho são fundamentais
os materiais compostos por vidrarias, lâmpadas e fios elétricos,
lentes e espelhos, ímãs, termômetros, além
de alguns equipamentos mais sofisticados como microscópio
comum, microscópio estereoscópio, balança,
aquário e terrário, torso e pranchas anatômicas.
É necessário que os equipamentos
estejam organizados em armários e estantes, mas à
disposição dos alunos. Deve haver espaço
para acomodar os trabalhos elaborados pelos alunos, que serão
periodicamente substituídos. Materiais como vídeos,
livros, jornais, revistas podem estar organizados por temas.
As escolas que possuem laboratórios devem
continuar a utilizá-los para a realização
de experimentos que necessitam de maior rigor e materiais específicos.
No entanto, mesmo já havendo um laboratório na escola,
a criação da sala-ambiente de Ciências é
importante para a organizaçãode outros materiais
e a realização de atividades diversas.
Como trabalhar na
sala-ambiente?
É fundamental que a sala seja um espaço
dinâmico em relação aos tipos e quantidades
de materiais e de atividades realizadas pelos alunos, embora não
deva ser considerada como o único espaço para o
trabalho com Ciências, pois continuam sendo importantes
os momentos no pátio e fora da escola, tais como estudos
do meio, excursões ou visitas a determinados locais da
comunidade.
É preciso que se enfatize que o funcionamento
da sala-ambiente depende de uma organização administrada
pelo professor. Este deve ter clareza dos diversos momentos do
trabalho, como: aulas coletivas, trabalhos em grupos e trabalhos
individuais, que se tornam rotina na vida dos alunos, sem deixá-los
perdidos ou dispersos.
Um Exemplo
Um assunto que pode ser introduzido na classe
pelo professor ou surgir a partir dos próprios alunos é
a nutrição.
Num primeiro momento o professor poderá
abrir uma discussão com o grupo fazendo um levantamento
sobre algumas das seguintes questões: o que acham que é
comer bem, que tipos de alimentos acham que é necessário
comer todos os dias e os que se devem comer moderadamente; como
agrupariam os vários tipos de alimentos, qual a importância
desses grupos de alimentos para o nosso organismo, o que comem
os diversos animais, o que a Ciência já sabe sobre
nutrição, quais os tipos de dietas mais conhecidas
etc.É importante que o professor anote as respostas em
cartazes para que as questões possam ser retomadas posteriormente.
Após a discussão, o professor poderia
organizar, juntamente com os alunos, uma forma de conduzir o trabalho,
em que seria definido o que cada grupo gostaria de pesquisar,
como gostaria de conduzir a pesquisa, que materiais seriam utilizados.
O professor pode sugerir diversas formas de coleta de dados mais
adequadas ao assunto tratado.
Um grupo poderia pesquisar em livros didáticos,
paradidáticos, jornais e revistas, na própria sala-ambiente;
outro grupo poderia utilizar a biblioteca, que normalmente contém
títulos e revistas científicas que podem ampliar
e aprofundar o assunto; alguns alunos podem pesquisar em vídeos
que contenham dados sobre o assunto, ou que trazem reportagens
atualizadas; outro grupo poderia fazer um levantamento dos hábitos
alimentares de algumas pessoas da escola ou da comunidade.
Poderiam ser utilizados alguns experimentos envolvendo
hábitos alimentares de alguns animais. O terrário
e o aquário são muito importantes nesse momento,
pois simulam ambientes onde podem ser criados diversos tipos de
animais (consultar o documento da SE/CENP: 3ª a 4ª séries:
1º grau. v.1. p.111, da série Prática Pedagógica.
O professor pode orientar os alunos no sentido de analisar os
hábitos alimentares de alguns tipos de animais, relacionando-os,
por exemplo, à temperatura.
Para isso são importantes os termômetros
(de parede ou químicos). As lupas de mão e os microscópios
estereoscópios podem ampliar o tamanho dos animais estudados,
evidenciando estruturas relacionadas à alimentação,
que podem ter analogia com a nossa estrutura bucal.
Depois de coletar os dados é necessário
organizá-los em tabelas, gráficos, textos, desenhos
etc, que tornem possível sua melhor visualização
pelos alunos. Esses registros são fundamentais para que
os alunos conheçam as informações coletadas
pelos vários grupos e dessa forma possam elaborar as conclusões
da classe sobre o assunto.
O momento do registro é muito importante,
pois ao organizar dados e compará-los com as hipóteses
levantadas, os alunos terão condições de
perceber o quanto avançaram em relação aos
conhecimentos.
Os trabalhos ficarão expostos na classe
por um tempo definido pelos próprios alunos.
É importante salientar que o assunto não
precisa necessariamente esgotar-se nesse momento e que outros
assuntos podem surgir, tais como: a variedade dos hábitos
alimentares no nosso país e no mundo, o histórico
sobre a utilização dos alimentos pelo ser humano,
as formas de conservação de alimentos etc.
Atividades desse tipo podem ser desenvolvidas
em qualquer série do 1º grau, adequando-se, naturalmente,
o objetivo, o aprofundamento e os materiais, a cada faixa etária.
Elaboração:
Mônica Jakievicius
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