Conversa entre textos. Surgindo os módulos ...


O PNLD-2003 oferece nove módulos para a escolha das equipes escolares.


Para o Ciclo I, os livros foram organizados em quatro módulos:
· um de alfabetização(ALFA);
· um multidisciplinar(M1A) para alunos que estão iniciando o processo de aquisição de leitura e escrita;
· um multidisciplinar(M2A) para alunos que já têm uma certa competência leitora;
· um módulo ficcional(F1A) com obras literárias.

Para o Ciclo II, os livros selecionados foram organizados em cinco módulos:
· um multidisciplinar(M3A) para alunos que apresentam dificuldades na leitura e escrita;
· um multidisciplinar(M3B) para os alunos das séries iniciais do ciclo;
· um multidisciplinar(M4A) para os alunos das séries finais do ciclo;
· um ficcional (F2A) com obras literárias para alunos do ciclo;
· um módulo com obras de referência(MR) para o Ciclo II.

Os módulos muldisciplinares são constituídos por obras de ficção e de não ficção, contemplando a diversidade de gêneros e de temas. Os módulos ficcionais abrangem as obras de ficção e o módulo de referência é composto de obras informativas com diversos temas.

Os títulos selecionados, em cada um dos módulos, apresentam diferentes graus de complexidade de maneira a atender os diferentes níveis de autonomia do aluno-leitor, quer em função de sua experiência prévia ou, ainda, em função de avanços ao longo do processo. Assim um título que, no início do ano letivo, pode ser difícil para determinado aluno, exigindo a mediação do professor ou de um outro leitor mais experiente em atividades de leitura compartilhada, pode, após sucessivas experiências, vir a ser lido autonomamente.

Os títulos são de natureza multidisciplinar requerendo, para que a aprendizagem seja mais significativa, articulação entre os professores que atuam nas diferentes áreas do currículo, potencializando o trabalho com cada um dos livros


CICLO I

MÓDULO ALFABETIZAÇÃO
CI - ALFA (PRIMEIRAS LETRAS)

É destinado a alunos da série inicial do Ciclo I, que precisam aprender a decifrar o escrito para poder ler com autonomia. Reúnem textos de tradição oral como trava-língua, adivinhas, parlendas, trovas, cantigas de roda que, por serem facilmente memorizáveis, permitem aos alunos ajustar o falado ao escrito. Além disso, apresentam obras da literatura infantil que exploram a repetição de palavras ou de estruturas, que aliadas à imagem, auxiliam os processos de compreensão e interpretação do texto. Há ainda quadrinhos, poemas, para que os alunos possam ler com progressiva fluência.

Faz parte do módulo, também, uma antologia de contos populares de Monteiro Lobato para que, através da leitura do adulto, as crianças possam entrar no mundo da escrita, experimentando o maravilhoso da linguagem literária.

As obras que compõem este módulo são sugeridas, preferencialmente, a alunos das séries iniciais do ciclo, mas também podem ser usufruídas pelos que têm, ainda, poucas experiências com a leitura de livros.


MÓDULOS MULTIDISCIPLINARES
CI - M1A CII - M3A CII - M4A
CI - M2A CII - M3B

A composição dos módulos procura respeitar, na medida do possível, o mesmo equilíbrio na distribuição dos títulos em função do gênero, o que permite a articulação, não só entre os módulos MULTIDISCIPLINARES e FICCIONAIS mas também com o módulo de ALFABETIZAÇÂO. Os títulos são de natureza multidisciplinar possibilitando articulações entre as diferentes áreas do currículo escolar, tornando mais significativa a experiência de aprender. Amplia-se, assim, o repertório e as possibilidades de arranjos intertextuais e também a oferta em relação à heterogeneidade que possa caracterizar os alunos da turma no domínio da competência leitora.

As obras que compõem o M1A são sugeridas, preferencialmente, a alunos da primeira e segunda séries e o M2A, a alunos da terceira e da quarta séries, mas também é dirigida a todos os que tenham alguma convivência com a leitura de livros. As obras que compõem os módulos M3A e M3B são sugeridas a alunos da quinta e da sexta séries, porém podem destinar-se aos alunos que tenham uma experiência de leitura correlata. As que compõem o módulo M4A são sugeridas, preferencialmente, a alunos da sétima e da oitava séries ou a alunos da quinta e da sexta séries que tenham boa experiência leitora.

FICCIONAIS
CI - F1A
CII - F2A

Os módulos F1A e F2A apresentam alguns romances e novelas clássicos. Reúnem também gêneros de curta extensão, como contos, fábulas, lendas, poemas etc. Em função dessa característica, tais gêneros adaptam-se ao tempo de aula, permitindo que o professor possa analisar textos completos e não fragmentos, ou ainda, ler vários textos de um mesmo gênero para que os alunos descubram suas características, ou ainda, estimular a leitura autônoma de alunos que têm pouca intimidade com a leitura e evitam textos longos.

A natureza ficcional que envolve os gêneros literários não é impedimento para o trabalho multidisciplinar. Uma mesma obra pode permitir diferentes leituras em função do enfoque de cada uma das áreas.

As obras que compõem o módulo F1A são sugeridas, preferencialmente, a alunos da 1ª a 4ª séries ou àqueles que tenham uma experiência de leitura correlata. As que compõem o módulo F2A são sugeridas, preferencialmente, a alunos da sétima e da oitava séries, mas também a alunos que, mesmo de séries anteriores, tenham boa experiência leitora.

MÓDULO DE REFERÊNCIA
CICLO II - MR

É constituído por obras de referências que tratam de assuntos relacionados à Arte, Mitologia, Geografia, História, Assuntos Gerais. Há também dicionários de astronomia e animais.

As obras que compõem este módulo poderão auxiliar o aluno no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. O módulo deverá ser utilizado de modo integrado aos demais, o que possibilitará a ampliação de conhecimento, auxiliando o desenvolvimento de atividades e experiências do aluno.