Conversa entre textos. Surgindo os módulos ...
O PNLD-2003 oferece nove módulos para a escolha das equipes
escolares.
Para o Ciclo I, os livros foram organizados em quatro
módulos:
· um de alfabetização(ALFA);
· um multidisciplinar(M1A) para alunos que estão
iniciando o processo de aquisição de leitura e
escrita;
· um multidisciplinar(M2A) para alunos que já
têm uma certa competência leitora;
· um módulo ficcional(F1A) com obras literárias.
Para o Ciclo II, os livros selecionados foram organizados
em cinco módulos:
· um multidisciplinar(M3A) para alunos que apresentam dificuldades
na leitura e escrita;
· um multidisciplinar(M3B) para os alunos das séries
iniciais do ciclo;
· um multidisciplinar(M4A) para os alunos das séries
finais do ciclo;
· um ficcional (F2A) com obras literárias para alunos
do ciclo;
· um módulo com obras de referência(MR) para
o Ciclo II.
Os módulos muldisciplinares são constituídos
por obras de ficção e de não ficção,
contemplando a diversidade de gêneros e de temas. Os módulos
ficcionais abrangem as obras de ficção e o módulo
de referência é composto de obras informativas com
diversos temas.
Os títulos selecionados, em cada um dos módulos,
apresentam diferentes graus de complexidade de maneira a atender
os diferentes níveis de autonomia do aluno-leitor, quer
em função de sua experiência prévia
ou, ainda, em função de avanços ao longo
do processo. Assim um título que, no início do ano
letivo, pode ser difícil para determinado aluno, exigindo
a mediação do professor ou de um outro leitor mais
experiente em atividades de leitura compartilhada, pode, após
sucessivas experiências, vir a ser lido autonomamente.
Os títulos são de natureza multidisciplinar requerendo,
para que a aprendizagem seja mais significativa, articulação
entre os professores que atuam nas diferentes áreas do
currículo, potencializando o trabalho com cada um dos livros
CICLO I
MÓDULO ALFABETIZAÇÃO
CI - ALFA
(PRIMEIRAS LETRAS)
É destinado a alunos da série inicial do Ciclo
I, que precisam aprender a decifrar o escrito para poder ler com
autonomia. Reúnem textos de tradição oral
como trava-língua, adivinhas, parlendas, trovas, cantigas
de roda que, por serem facilmente memorizáveis, permitem
aos alunos ajustar o falado ao escrito. Além disso, apresentam
obras da literatura infantil que exploram a repetição
de palavras ou de estruturas, que aliadas à imagem, auxiliam
os processos de compreensão e interpretação
do texto. Há ainda quadrinhos, poemas, para que os alunos
possam ler com progressiva fluência.
Faz parte do módulo, também, uma antologia de contos
populares de Monteiro Lobato para que, através da leitura
do adulto, as crianças possam entrar no mundo da escrita,
experimentando o maravilhoso da linguagem literária.
As obras que compõem este módulo são sugeridas,
preferencialmente, a alunos das séries iniciais do ciclo,
mas também podem ser usufruídas pelos que têm,
ainda, poucas experiências com a leitura de livros.
MÓDULOS MULTIDISCIPLINARES
CI -
M1A CII
- M3A CII
- M4A
CI - M2A
CII -
M3B
A composição dos módulos procura respeitar,
na medida do possível, o mesmo equilíbrio na distribuição
dos títulos em função do gênero, o
que permite a articulação, não só
entre os módulos MULTIDISCIPLINARES e FICCIONAIS mas também
com o módulo de ALFABETIZAÇÂO. Os títulos
são de natureza multidisciplinar possibilitando articulações
entre as diferentes áreas do currículo escolar,
tornando mais significativa a experiência de aprender. Amplia-se,
assim, o repertório e as possibilidades de arranjos intertextuais
e também a oferta em relação à heterogeneidade
que possa caracterizar os alunos da turma no domínio da
competência leitora.
As obras que compõem o M1A são sugeridas, preferencialmente,
a alunos da primeira e segunda séries e o M2A, a alunos
da terceira e da quarta séries, mas também é
dirigida a todos os que tenham alguma convivência com a
leitura de livros. As obras que compõem os módulos
M3A e M3B são sugeridas a alunos da quinta e da sexta séries,
porém podem destinar-se aos alunos que tenham uma experiência
de leitura correlata. As que compõem o módulo M4A
são sugeridas, preferencialmente, a alunos da sétima
e da oitava séries ou a alunos da quinta e da sexta séries
que tenham boa experiência leitora.
FICCIONAIS
CI - F1A
CII -
F2A
Os módulos F1A e F2A apresentam alguns romances e novelas
clássicos. Reúnem também gêneros de
curta extensão, como contos, fábulas, lendas, poemas
etc. Em função dessa característica, tais
gêneros adaptam-se ao tempo de aula, permitindo que o professor
possa analisar textos completos e não fragmentos, ou ainda,
ler vários textos de um mesmo gênero para que os
alunos descubram suas características, ou ainda, estimular
a leitura autônoma de alunos que têm pouca intimidade
com a leitura e evitam textos longos.
A natureza ficcional que envolve os gêneros literários
não é impedimento para o trabalho multidisciplinar.
Uma mesma obra pode permitir diferentes leituras em função
do enfoque de cada uma das áreas.
As obras que compõem o módulo F1A são sugeridas,
preferencialmente, a alunos da 1ª a 4ª séries
ou àqueles que tenham uma experiência de leitura
correlata. As que compõem o módulo F2A são
sugeridas, preferencialmente, a alunos da sétima e da oitava
séries, mas também a alunos que, mesmo de séries
anteriores, tenham boa experiência leitora.
MÓDULO DE REFERÊNCIA
CICLO II
- MR
É constituído por obras de referências que
tratam de assuntos relacionados à Arte, Mitologia, Geografia,
História, Assuntos Gerais. Há também dicionários
de astronomia e animais.
As obras que compõem este módulo poderão
auxiliar o aluno no desenvolvimento das habilidades de leitura
e escrita. O módulo deverá ser utilizado de modo
integrado aos demais, o que possibilitará a ampliação
de conhecimento, auxiliando o desenvolvimento de atividades e
experiências do aluno.
|