São Paulo, 29 de março de 2024
    Língua Portuguesa
    Matemática
    Ciências
    Geografia
    História
    Módulos
   
    Língua Portuguesa
    Matemática
    Estudos Sociais
    Ciências
    Geografia
    História
    Módulos
 


Preparando-se para Escolher

Veja aqui os passos que todos temos que dar até o momento de escolher os livros.

A CENP

  • Analisar os títulos ficcionais e não ficcionais
  • Montar os módulos dos títulos ficcionais e não ficcionais
  • Elaborar e organizar o manual de orientação para escolha
  • Alimentar o site com informações e subsídios pertinentes ao processo

A D.E

  • Orientar e subsidiar as escolas para que realizem boas escolhas - livros que estejam perfeitamente em sintonia com a proposta pedagógica da escola

A Escola

  • Discutir sua proposta pedagógica e a escolha dos livros mais adequados para o trabalho
  • Separar os livros didáticos disponíveis na escola para uso em 2002:
    " por disciplina
    " por série
    Destes:
    " separar os que estão em condições de uso e verificar e anotar as quantidades

  • Separar os livros para descarte quando:
    " não constarem de uma das seguintes publicações:

- Manual de Orientação para Escolha do Livro - Lendo e Aprendendo - PNLD 2002;
- Guia de Livros Didáticos 1ª a 4ª séries - PNLD 2000/2001 - MEC/FNDE;
- Guia de Livros Didáticos 5ª a 8ª séries - PNLD 2001/2002 - MEC/FNDE.
" não puderem ser utilizados para o fim a que se destinam, devido a perda de suas características ou em razão da inviabilidade econômica de sua recuperação
" tiverem mais de 3 anos e se encaixarem em uma das alternativas acima.

Avaliar o restante dos livros e separá-los em dois blocos:
" os que poderão ser utilizados em 2002
" os que serão disponibilizados para remanejamento

Remanejamento de livros

Livro passível de remanejamento é o chamado "livro ocioso", isto é, aquele que está em bom estado, mas não será utilizado na escola, por desacordo com a proposta pedagógica ou outro motivo, embora em perfeitas condições de uso.

Os livros "ociosos" podem ser remanejados para outra escola pública ou Diretoria de Ensino, através de um ofício, justificando o fato e protocolando o recebimento dos livros no novo destino.

Outro tipo previsto de remanejamento de livros é quando um número significativo de alunos é transferido de uma escola para outra. Neste caso, a escola de "destino" pode solicitar os livros escolhidos para esses alunos.