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Dirigindo o olhar para o livro
Em
São Paulo, desde 1995, o Programa Nacional do Livro
Didático é descentralizado, com a compra
de livros feita pela Secretaria de Estado da Educação,
o que permite a oferta de títulos de livros didáticos,
de ficção e de não ficção.
A
escolha dos livros nas escolas é uma importante
atividade docente, deve assegurar a qualidade dos títulos
e a sua coerência com as diretrizes da Secretaria
de Estado da Educação, os Parâmetros
Curriculares Nacionais, o projeto pedagógico da
escola e a prática do professor. Os livros têm
papel fundamental no processo de ensino/aprendizagem,
porque permitem o acesso a pontos de vista diferenciados,
a informações precisas e a textos literários
de qualidade.
Com
o propósito de subsidiar os professores na escolha
e indicação dos livros, apresentamos as
informações gerais do PNLD-SP-2001/2002:
- Além
de fazer a renovação dos livros de 1a a
4a séries que estiverem faltando (reposição),
o Programa renovará Obras Ficcionais e Não-Ficcionais
de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências,
História e Geografia de 5a a 8a séries;
- Os
livros deverão ser escolhidos pela equipe escolar,
considerando o seu projeto pedagógico, podendo
a escolha recair em títulos novos, se a escola
assim desejar;
- A
expectativa é de que o livro, a partir da 2ª
série, tenha a possibilidade de ser utilizado por
três anos, portanto, nesse período, estará
respaldando o projeto pedagógico da escola;
- O
livro pertence à escola , cabendo a esta, em função
da escolha realizada, organizar a disponibilização
das obras aos alunos, considerando o trabalho a ser realizado;
- Para
auxiliar a escolha dos novos títulos que complementarão
o acervo escolar para o desenvolvimento de seu projeto
pedagógico no ano subsequente, a equipe escolar
deverá fazer um levantamento dos títulos
disponíveis por ciclo/série;
- Farão
parte do programa os livros avaliados e recomendados pelo
MEC, relacionados no "Guia de Livros Didáticos
- 1ª a 4ª séries - PNLD 2000/2001"
e no "Guia de Livros Didáticos - 5ª a
8ª séries - PNLD-SP 2002", bem como os
didáticos, de ficção e os de não-ficção
lançados depois de janeiro de 2000 e que foram
avaliados e relacionados por equipe coordenada pela CENP.
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